Lewandowski nega pedido para tirar Renan Calheiros da relatoria da CPI da Pandemia

You are currently viewing Lewandowski nega pedido para tirar Renan Calheiros da relatoria da CPI da Pandemia

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve o senador Renan Calheiros (MDB-AL) no cargo de relator da CPI da Pandemia, negando o mandado de segurança pedido por três senadores aliados do governo, Eduardo Girão (Podemos-CE), Jorginho Mello (PL-SC) e Marcos Rogério (DEM-RO).

Os parlamentares argumentaram que Renan Calheiros não poderia ocupar o cargo já que seu filho é governador de Alagoas, Renan Filho. Além de Calheiros, os senadores também apontam Jader Barbalho (MDB-PA), que é um dos suplentes e pai do governador do Pará, Helder Barbalho.

No entanto, o ministro considerou decidir sobre os integrantes da CPI é uma tarefa exclusiva do Poder Legislativo. “A Carta Política não esmiuçou como se deve dar a composição ou a escolha dos integrantes da comissão, nem mesmo para os relevantes encargos de presidente, vice-presidente e relator.

Em outras palavras, reservou ao Legislativo a tarefa de regulamentá-la internamente, por meio do seu regimento”, afirmou o ministro, negando a suspensão de Renan Calheiros.


Fonte: Portal Único

Deixe uma resposta