Governo do AM confirma caso de variante da Covid do Reino Unido em Manaus

You are currently viewing Governo do AM confirma caso de variante da Covid do Reino Unido em Manaus
Coronavírus. — Foto: JN

O Governo do Amazonas anunciou, nesta quinta-feira (13), a confirmação de um caso da variante da Covid do Reino Unido, conhecida como B.1.1.7, em um paciente de Manaus. Trata-se de um morador de São Paulo, de 46 anos, que esteve na capital amazonense para prestar serviços em uma empresa do Polo Industrial.

Equipes de vigilância em saúde realizam investigação e busca ativa no hotel onde ele esteve hospedado. Segundo o governo, ele não foi vacinado contra Covid e não possui comorbidades relatadas.

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) notificou o caso da variante do Reino Unido para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) nacional.

No dia 24 de abril, o homem foi atendido em uma unidade da rede pública de saúde, na região centro-oeste de Manaus. Durante o atendimento, foram coletadas amostras para diagnóstico por meio de exame RT-PCR, com resultado detectável para Covid-19.

Na unidade de saúde, o homem relatou que os sintomas iniciaram em 22 de abril e que manteve atividades laborais até receber o resultado do exame.

A equipe de investigação epidemiológica da FVS-AM identificou que o paciente esteve em atividade de pesca esportiva durante estadia em Manaus, e permanece em investigação para identificar o local ou data que o homem realizou a atividade.

Com o diagnóstico, o homem retornou para o hotel onde estava hospedado, afastando-se das atividades profissionais e retornando para São Paulo em 10 de maio. A equipe da FVS-AM, responsável pela investigação do caso, buscou novo contato com o paciente para monitoramento.

Perfil da variante

A variante B.1.1.7 foi detectada no Reino Unido em setembro de 2020, e desde então já foi encontrada em mais de 100 países. Ela tem 23 mutações em seu código genético – um número relativamente alto de alterações –, e algumas destas a tornaram muito mais capaz de se disseminar.

Cientistas britânicos dizem que ela é entre 40% e 70% mais transmissível do que variantes do coronavírus em circulação que antes predominavam.

Monitoramento em Manaus

Nesta quinta-feira (13), a equipe de FVS-AM continua realizando investigação e busca ativa no hotel no qual o profissional esteve hospedado em Manaus, dando continuidade à investigação do relato de atividade de pesca esportiva.

Foram coletadas 12 amostras de secreção de nasofaringe para diagnóstico, por meio de exame RT-PCR, de contatos próximos ao paciente. As amostras foram encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz: Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia).

A investigação epidemiológica constatou que nenhum profissional da empresa, que o paciente entrou em contato durante o serviço, apresentou sintomas gripais no período no qual o profissional esteve na empresa. Não foi constatado, ainda, afastamento de profissionais no período de 10 de abril até esta quinta-feira (13).

Ainda entre as ações, foram realizadas orientações para a empresa quanto à adoção de protocolos para testagem dos profissionais terceirizados vindos de outros estados, em 48 horas antes de se apresentarem na empresa. Além disso, foi reforçada a importância do uso de máscara, distanciamento social, higiene das mãos e afastamento em caso de sintomas gripais.


Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta