Prefeito anuncia compra de 40 novos ônibus e mais melhorias para o transporte coletivo de Manaus

You are currently viewing Prefeito anuncia compra de 40 novos ônibus e mais melhorias para o transporte coletivo de Manaus
Prefeito anuncia compra de 40 novos ônibus e mais melhorias para o transporte coletivo de Manaus 1
Foto: Ruam Souza

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta terça-feira, 31/8, em um evento na sede da Mardisa Ltda., no bairro da Paz, zona Oeste, uma série de medidas para melhoria no transporte coletivo da capital amazonense, como a aquisição de 30 novos ônibus intermediários e dez elétricos. 

“Nós estamos analisando o produto novo, intermediário – entre o ônibus convencional e o articulado – e que pode transportar até 100 passageiros com um custo bem acessível, dentro do que o sistema pode absorver. Nos reunimos aqui com os representantes da prefeitura, das empresas de transporte e dos trabalhadores, e vamos trabalhar já os primeiros passos para a aquisição de 30 ônibus como esse, e eu já adianto: estamos finalizando as tratativas para aquisição de dez ônibus elétricos, é uma realidade que nós vamos implementar na nossa cidade”, salientou Almeida. 

O chefe do Executivo municipal referiu-se ao novo ônibus, que foi apresentado nesta terça, 31/8, pela empresa Marquise/Mercedes, denominado “O500 Super Padron”, e que conta com, entre outros benefícios: capacidade para 100 pessoas; até 14 metros de comprimento e até cinco portas, podendo ser do lado direito ou esquerdo; motor traseiro de 310 cavalos, causando menor impacto dianteiro; ar-condicionado; volante multifuncional; economia de gasolina; conforto devido à suspensão pneumática; maior acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) com menor altura de piso. A partir do fechamento do contrato, os 30 ônibus têm de 90 a 120 dias para estar circulando nas ruas de Manaus. 

O prefeito ainda destacou as diversas melhorias que a Prefeitura de Manaus está empenhada, desde o início da gestão, em prol da população e trabalhadores que fazem uso do transporte coletivo diariamente.

“Nós estamos no início do mandato e estamos cumprindo uma promessa de campanha, de melhorar o transporte coletivo. Já foram feitos investimentos no início da nossa gestão, inclusive ônibus foram entregues, e nós vamos continuar persistindo a meta de trazer novos ônibus para cidade de Manaus”, assegurou David.

No mês de abril, 42 ônibus novos foram integrados ao sistema de transporte coletivo da cidade, o que marcou o início da meta de renovar, pelo menos, 80% da frota de ônibus até o final do mandato. 

Prefeito anuncia compra de 40 novos ônibus e mais melhorias para o transporte coletivo de Manaus 2
Foto: Ruan Souza

Medidas preventivas

O prefeito destacou que, em resposta aos diversos acidentes de trânsito que têm acontecido na cidade de Manaus, a principal medida da prefeitura para preservar a saúde da população e inibir os acidentes será o retorno da fiscalização eletrônica – radares -, nas principais vias da capital. 

“Eu já autorizei o início do certame para contratação do projeto básico, e depois o Executivo, para que, ainda este ano, a gente possa dar segurança à população de todas as zonas de Manaus, coibindo a alta velocidade e preservar a vida”, explicou. 

Com informações ascom Semcom

Deixe uma resposta