Prefeitura divulga os primeiros resultados do projeto Mapa de Manaus

You are currently viewing Prefeitura divulga os primeiros resultados do projeto Mapa de Manaus
Prefeitura divulga os primeiros resultados do projeto Mapa de Manaus 1
Foto: João Viana / Arquivo Semcom

Com o avanço da terceira e última fase do projeto Mapa de Manaus, etapa que visa atualizar a base do Cadastro Imobiliário Municipal, a Prefeitura de Manaus iniciou o envio dos dados revisados para conhecimento dos cidadãos. Nessa primeira remessa, serão enviadas, via Correios, mais de 20 mil cartas contendo as informações atualizadas dos proprietários dos imóveis identificadas por meio do projeto.

O secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, que conduz o projeto Mapa de Manaus da prefeitura, explicou que os dados foram levantados com auxílio de tecnologias de geoprocessamento, por meio de imagens aéreas métricas, perfilamento a laser, varredura por mapeamento móvel terrestre em 360° e vistorias em campo. A previsão é de que todo o programa se conclua em até um ano.

“Já chegamos a quase 60% de conclusão das ações previstas no projeto. Após concluído, o Mapa de Manaus será uma poderosa ferramenta de planejamento e gestão da administração do prefeito David Almeida. Os gestores municipais terão em mãos informações para medições e cálculos eficientes, que contribuirão para a elaboração de projetos de engenharia, urbanismo, meio ambiente, trânsito, entre outros”, exemplificou o secretário da Semef.

Segundo Freire, a ação de atualização cadastral, última etapa do projeto, está em pleno andamento na cidade. Atualmente os cadastradores do Mapa de Manaus estão em dois bairros: Lírio do Vale (setor 37) e Zumbi dos Palmares (setor 44). O secretário da Semef também lembrou que os cadastradores do Mapa de Manaus estão sempre devidamente fardados e identificados com crachá da Prefeitura de Manaus. No site do programa (www.mapademanaus.org) é possível acessar a lista com nomes e fotos dos profissionais que atuam no projeto.

Prefeitura divulga os primeiros resultados do projeto Mapa de Manaus 2
Foto: João Viana / Arquivo Semcom

Cartas

O setor 54, que totaliza uma área de aproximadamente 14,9 quilômetros quadrados, será o primeiro a receber as cartas de atualização cadastral do Mapa de Manaus. A área é composta pelos bairros Cidade Nova e parte dos bairros Nova Cidade, Cidade de Deus e Novo Aleixo. Os dados foram validados pela equipe técnica de cadastro da Semef, sendo o primeiro setor fiscal contemplado com as três fases do projeto.

Ao receber a carta de atualização, o contribuinte deverá conferir os dados e, caso haja divergência ou discordância, será necessário acessar o endereço eletrônico https://recadastramento.manaus.am.gov.br.  É preciso identificar o código de acesso localizado no cabeçalho da carta, próximo ao QR Code e a matrícula do imóvel junto aos dados do contribuinte.

Caso prefira, o contribuinte poderá agendar seu atendimento por meio do telefone (92) 98421-7829, que funciona também como WhatsApp, para sanar dúvidas ou esclarecimentos. O link direto para acesso, agendamento para atendimento presencial, assim como mais informações, estão disponíveis no site do projeto: www.mapademanaus.org.

Prefeitura divulga os primeiros resultados do projeto Mapa de Manaus 3
Foto: João Viana / Arquivo Semcom

Cadastros

A conclusão das ações do projeto Mapa de Manaus no setor 54 regularizou a situação cadastral de 283 inscrições imobiliárias, que antes não constavam no cadastro municipal. Com a atualização foram contabilizados 30.260 cadastros imobiliários na área.

Do total de imóveis levantados, 86,7% foram identificados como de uso residencial. Outros 4,5% são de uso misto, ou seja, o proprietário utiliza o imóvel como residência e também para finalidade comercial ou de serviço. Os imóveis de uso exclusivamente comercial representaram 3,6% do levantamento. Pouco mais de 5% dividem-se em uso para prestação de serviço, religioso, educação, lazer, saúde e outros.

No levantamento também consta que, dos imóveis identificados para uso de atividades mercantis, 54,6% são comércios; 29,6% serviços; 16,3% outros serviços e apenas 0,5% indústrias.

Com informações ascom Semef

Deixe uma resposta