Prefeitura de Manaus começa a aplicar 3ª dose contra a Covid-19

You are currently viewing Prefeitura de Manaus começa a aplicar 3ª dose contra a Covid-19
Prefeitura de Manaus começa a aplicar 3ª dose contra a Covid-19 1
Foto: João Viana / Semcom

Os mais de cem residentes da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, na zona Sul, e os 22 abrigados na Casa de Apoio São Vicente de Paulo, zona Oeste, foram os primeiros idosos a receberem a terceira dose da vacina contra a Covid-19, na ação da Prefeitura de Manaus. A vacinação teve início, nesta quarta-feira, 15/9, às 10h, na sala de Inclusão da Fundação, onde a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, acompanhada da diretora-presidente do órgão, Martha Moutinho, abriu oficialmente a nova etapa da campanha na capital.

“Estamos entre os municípios mais avançados na imunização contra a Covid no país e é com muita alegria que iniciamos a aplicação das doses de reforço, abrindo mais uma etapa do trabalho incansável feito pelas nossas equipes desde o dia 19 de janeiro, quando a campanha foi iniciada. Em nome do prefeito David Almeida, agradeço os servidores de Semsa e de outros órgãos parceiros e, principalmente, à população por aderir à vacina, que continua a ser a arma mais eficaz dessa pandemia”, disse a Shádia.

De acordo com a secretária, serão vacinados os aproximadamente 300 idosos que vivem nas sete instituições de longa permanência de Manaus, e na sexta-feira, 17, a campanha será estendida para os idosos de 70 anos ou mais que já receberam as duas doses de qualquer dos imunizantes utilizados (CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca), desde que a segunda dose tenha sido feita há, pelo menos, seis meses.

 “É importante destacar que se o idoso completou o esquema vacinal há pelo menos seis meses, vai precisar aguardar”, frisou a secretária.

Os idosos de 80 anos e mais começaram a ser vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 em 29 de janeiro e os de 70 anos e mais, em 5 de fevereiro.

“Como o imunizante foi CoronaVac, com intervalo de apenas 28 dias entre as doses, todos os que tomaram a vacina no período correto estão prontos para a dose de reforço”, orientou Shádia, informando que a quantidade total de idosos nesta condição é de 68.897 pessoas.

A terceira dose a ser aplicada pela prefeitura é a do laboratório Pfizer/BioNTech, baseada no RNA mensageiro (mRNA), conforme recomenda o Ministério da Saúde. A orientação é que esta dose adicional seja para os que se encontram no critério de faixa etária (70 anos e mais) e intervalo mínimo (seis meses após a segunda dose), independentemente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

A secretária pediu que os familiares incentivem os idosos a se vacinar, para garantir a máxima cobertura possível com a terceira dose e ressaltou que o grupo prioritário dos idosos é um dos que têm maior percentual de adesão à vacina. Dados da Semsa mostram que, em Manaus, 98% das pessoas de 70 anos e mais estão imunizadas com as duas doses.

Prefeitura de Manaus começa a aplicar 3ª dose contra a Covid-19 2
Foto: João Viana / Semcom

Mais seguros

A primeira idosa vacinada na Fundação Doutor Thomas, nesta quarta-feira, foi Maria Salete Pereira Machado, 84 anos, há 27 anos moradora da instituição. Salete, que é cantora e estava animada para receber o imunizante, disse que se sente mais segura com a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Asfalto Antônio Olímpio,  66 anos, e Dina Costa Sancho, 74 anos, vacinados logo depois de Salete, compartilham da mesma sensação. “Eu estava nervosa, mas feliz. Não esperava que conseguíssemos chegar a essa terceira dose, mas conseguimos e eu fico muito feliz, pois muitos morreram porque não foram vacinados nem com a primeira dose e nós já estamos na terceira. Então, isso traz mais segurança”, disse Dina.

José Rodrigues, 86 anos, que perdeu uma irmã para a Covid, disse que o sentimento dele era de alegria e satisfação. “Estamos precisando acabar com essa doença perversa e eu aconselho as pessoas a se vacinarem, porque eu tive a doença, tomei a primeira dose, a segunda e, graças a Deus, hoje estou tomando a terceira, e esse é um dia muito alegre para mim”, comemorou.

A diretora-presidente da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, Martha Moutinho, destacou que o início da terceira dose para os idosos é um momento de muita emoção, alegria e gratidão.

“Gratidão a Deus e à gestão do prefeito David Almeida, que vem conduzindo com muita responsabilidade e dedicação a campanha de vacinação em Manaus. A gente vê a cidade avançando e o momento é de incentivar a população a levar o seu idoso para tomar a terceira dose e todos os que ainda não se vacinaram a buscar a vacina em um dos pontos de atendimento da Semsa”.

Com informações Semsa Manaus

Deixe uma resposta