Justiça manda incluir 60 mil famílias de Manaus em tarifa social da água

You are currently viewing Justiça manda incluir 60 mil famílias de Manaus em tarifa social da água
Concessionária de Águas de Manaus devem incluir cerca de 60 mil famílias em tarifa social — Foto: Divulgação/Águas de Manaus
Justiça manda incluir 60 mil famílias de Manaus em tarifa social da água 1
Concessionária de Águas de Manaus devem incluir cerca de 60 mil famílias em tarifa social — Foto: Divulgação/Águas de Manaus

A Justiça determinou a inclusão imediata de mais de 60 mil famílias na tarifa social de água e esgoto em Manaus. De acordo com a decisão, a concessionária Águas de Manaus precisa oferecer a tarifa social para todos os beneficiários do Programa Bolsa Família e para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que possuam ligação de água.

O prazo para o cumprimento da sentença é de 60 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 30 mil, para cada dia de descumprimento. O G1 questionou a empresa Águas de Manaus sobre a sentença e aguarda posicionamento.

Em nota, a empresa Águas de Manaus informou que tem total interesse em atender o pedido da Defensoria Pública e de contemplar com a tarifa social de água e esgoto o maior número possível de moradores de Manaus, incluindo todos os beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

No entanto, a concessionária disse que possui dificuldades técnicas e legais para incluir todos os beneficiários do CadÚnico de maneira automática na tarifa social, como determina a Ação Civil Pública movida pela Defensoria. Conforme a empresa, a inscrição de usuários na Tarifa Social depende do atendimento de requisitos a serem analisados caso a caso, surgindo, por vezes, a necessidade de medidas pelo usuário, como a adequação de ligação de água, inexistência de pendências financeiras com a concessionária, entre outras.

A empresa ainda explica que, para validar o acesso a tarifa social, o titular do CadÚnico ou do Bolsa Família precisa ser também o titular da fatura de água. Isso também impede a inclusão automática da maneira determinada pela Ação da Defensoria.

Número de beneficiados

A Defensoria Pública do Amazonas entrou com a ação civil na Justiça apontando a grande defasagem entre o número de beneficiários atual e cadastrados em programas sociais, como o Bolsa Família e o CadÚnico.

Em junho de 2021, o número de famílias da cidade inscritas no CadÚnico era de 262.568 e no Bolsa Família era de 131.469. No entanto, havia apenas 69.555 clientes cadastrados na tarifa social de água e esgoto na cidade.

Na decisão em que concede a liminar, no dia 20 de setembro, a juíza Kathleen dos Santos Gomes considera que há documentos que mostram que parte da população de Manaus que poderia estar sendo beneficiada pela tarifa social de água não utiliza o auxílio por ausência de cadastro na Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).

A magistrada também levou em conta na decisão o desconhecimento de grande parte da população em relação a seus direitos. A juíza também destaca como justificativa para a decisão liminar as restrições econômicas e sociais causadas pela pandemia de Covid-19.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta