Governador Wilson Lima destaca importância da Honda da Amazônia para geração de empregos e para o meio ambiente

You are currently viewing Governador Wilson Lima destaca importância da Honda da Amazônia para geração de empregos e para o meio ambiente
Governador Wilson Lima destaca importância da Honda da Amazônia para geração de empregos e para o meio ambiente 1
Foto: Diego Peres/Secom

Manaus/AM – O governador Wilson Lima participou, nesta quinta-feira (20/10), das comemorações pelos 45 anos da inauguração da Moto Honda da Amazônia na Zona Franca de Manaus. Ele destacou a importância da companhia para a geração de empregos e para o meio ambiente. A programação de aniversário incluiu a inauguração de mais uma fase do plano de investimentos de R$ 500 milhões anunciado pela empresa para a planta de Manaus.

O presidente da Honda na América do Sul, Atsushi Fujimoto, e o conselheiro executivo, Issao Mizoguchi, participaram do evento.

“Esta é uma data importante porque a Honda está comemorando 45 anos e é uma história que se confunde com a história da Zona Franca de Manaus. É uma empresa que hoje emprega mais de sete mil pessoas e todas as vezes que isso acontece a gente tem uma diminuição da pressão na floresta, cumprindo um papel muito básico e essencial na nossa sociedade, que é a geração de emprego e renda”, disse o governador.

Nesta etapa do plano de investimentos, a Honda inaugurou a nova fábrica de motores e finalizou os processos de modernização e implementação de melhorias na linha de montagem 2, de onde saem os modelos CG 160, NXR 160 Bros, XRE 190, CRF 250F.

Governador Wilson Lima destaca importância da Honda da Amazônia para geração de empregos e para o meio ambiente 2
Foto: Diego Peres/Secom

Na solenidade, Wilson Lima destacou que o Estado trabalha para dar segurança às empresas do Polo Industrial de Manaus e para atrair novos investimentos.

”Nós estamos trabalhando já na fase final de prorrogação da nossa lei de incentivos fiscais. É uma lei que vence em 2023, mas a gente tem uma necessidade de antecipar para poder dar a garantia necessária a quem está no estado do Amazonas e também atrair novos empreendimentos, como tem acontecido com algumas empresas que começam a se instalar no nosso estado e algumas outras que estão ampliando seu atendimento, como é o caso da Honda que está fazendo uma ampliação aqui da sua fábrica”, disse o governador.

Cinco décadas de atuação marcam a presença da Honda no Brasil. Em 1976 a companhia inaugurou sua primeira fábrica brasileira, na Zona Franca de Manaus. Além da construção da fábrica e da atividade fabril em si, houve a capacitação de profissionais, o aprimoramento conjunto com a cadeia de fornecimento e a implantação de projetos para preservação ambiental, contribuindo para o incremento socioeconômico de toda região.

Hoje a Honda da Amazônia é um complexo industrial que, além da montagem de motocicletas, fabrica embalagens metálicas, moldes, ferramentas, tubos estruturais, até diversos componentes que integram o produto final como escapamentos, rodas, guidões, chassis e outras peças.

O primeiro modelo produzido pela Honda em solo nacional, a motocicleta CG, também completa 45 anos de existência e é o veículo mais vendido do Brasil.

Em Manaus, também são produzidos, desde 2001, os Produtos de Força Honda. Atualmente a empresa realiza a produção nacional de dois modelos de motores estacionários e três modelos de motobombas, além de oferecer a importação de roçadeiras, geradores e cortadores de grama. São produtos para a agropecuária, construção civil e jardinagem.

Com informações Secom

Deixe uma resposta