Polícia Federal cumpre mandados no Amazonas e mais 9 estados por extração de ouro ilegal

You are currently viewing Polícia Federal cumpre mandados no Amazonas e mais 9 estados por extração de ouro ilegal
Foto: Divulgação PF
Polícia Federal cumpre mandados no Amazonas e mais 9 estados por extração de ouro ilegal 1
Foto: Divulgação PF

Manaus/AM – A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Terra Desolata para combater uma organização criminosa especializada na extração e comércio ilegal de ouro na terra indígena Kayapó, no Pará. O Amazonas e outros oito estados também foram alvos da operação, onde 62 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva foram cumprido desde a última quarta-feira (27).

Os estados que também estavam na mira da PF são Roraima, Goiás, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e no Distrito Federal.

A Justiça Federal determinou, o bloqueio de R$ 500 milhões das contas dos investigados. Eles também tiveram o sequestro com bloqueio de cinco aeronaves; suspensão da atividade econômica de 12 empresas; e sequestro com bloqueio de bens imóveis de 47 pessoas físicas e jurídicas, além do sequestro com bloqueio de outros 14 bens móveis.

O nome da Operação Terra Desolata refere-se a uma expressão italiana equivalente – em português – à terra devastada, uma vez que o ouro extraído de forma ilegal no sul do Pará é enviado para a Europa, tendo a Itália como porta de entrada

Com informações do Portal do Holanda

Deixe uma resposta