Prefeitura de Manaus anuncia construção da primeira UBS em comunidade indígena

You are currently viewing Prefeitura de Manaus anuncia construção da primeira UBS em comunidade indígena
Prefeitura de Manaus anuncia construção da primeira UBS em comunidade indígena 1
Foto: João Viana / Semcom

Manaus/AM – O Parque das Tribos, comunidade localizada na região do Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus, onde residem aproximadamente 4,5 mil indígenas de 35 etnias, vai receber a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS), com atendimento diferenciado para esse público. O anúncio oficial da construção da unidade foi feito pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que representou o prefeito David Almeida em reunião com as lideranças da comunidade na manhã desta segunda-feira, 8/11, na Maloca dos Povos Indígenas.

De acordo a secretária, a nova unidade, de porte 4, vai prestar assistência aos indígenas, respeitando as questões culturais específicas, e também à população que reside no entorno, estimada em 40 mil pessoas. Segundo Shádia, embora nessa região já funcionem três unidades de saúde, nenhuma é voltada diretamente para os residentes do Parque das Tribos, que reúne a maior comunidade indígena não aldeada do mundo.

“Essas pessoas vêm sendo assistidas em unidades tradicionais por voluntários e por nossas equipes itinerantes e agora teremos uma condição ideal. A estrutura será totalmente nova e preparada para oferecer saúde dentro desse território e com respeito às necessidades de cada etnia”, salientou.

A secretária destacou que a UBS deve ficar pronta em 12 meses e que, com ela, a Prefeitura de Manaus salda uma dívida com essas populações. “É inadmissível que a comunidade não tenha, até hoje, uma unidade que considere as demandas de saúde próprias e as crenças e costumes das diferentes etnias que aqui vivem”, observou.

Segundo ela, é uma determinação da atual gestão chegar a todos os vazios assistenciais, o que significa levar serviços de saúde para os espaços onde a oferta desses atendimentos é precária ou inexistente. “E esse é um deles”, afirmou.

Em nome das demais lideranças, o cacique Ismael Munduruku agradeceu a iniciativa da prefeitura. “É uma grande satisfação receber o reconhecimento dessa administração, que tem olhado com carinho e respeito às populações indígenas de Manaus e tem feito um belo trabalho junto à nossa comunidade”, declarou.

O cacique destacou a atuação da equipe de saúde itinerante e afirmou que a população do local será muito grata pela construção da UBS indígena.

Também manifestaram agradecimento a cacique Lutana e a coordenadora de saúde Vanda Witoto. “Existe uma dívida histórica com a população indígena do nosso país e ouvir da secretária Shádia Fraxe o anúncio da nova UBS nos enche de esperança e gratidão”, disse Vanda, destacando que a comunidade deve participar da construção do serviço para compartilhar seus conhecimentos em saúde e garantir que eles sejam considerados nas rotinas de atendimento.  “Aqui temos os nossos pajés, fazemos uso da medicina tradicional, temos mulheres com saberes ancestrais e a eles se deve todo o respeito”, disse.

Prefeitura de Manaus anuncia construção da primeira UBS em comunidade indígena 2
Foto: João Viana / Semcom

Porte 4

A primeira UBS voltada para o atendimento à comunidade Parque das Tribos, será de porte 4, preparada para serviços gerais de prevenção e assistência à saúde. No local serão realizadas consultas médicas e de enfermagem, identificação e tratamento clínico de doenças prevalentes na região, como tuberculose, hanseníase, dengue, e outras, além de vacinação e vigilância nutricional.

Também haverá atenção à saúde materno-infantil, com assistência ao pré-natal, puerpério e climatério (menopausa) e outros serviços para crianças, adolescentes, adultos  e idosos, inclusive prevenção do câncer do colo do útero, de mama e próstata, prevenção e assistência à hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais e HIV; além de assistência ginecológica, acompanhamento de Pessoas com Deficiência (PcD); e acompanhamento de pessoa com transtornos mentais comuns (leves).

Na área de procedimentos, a unidade vai oferecer serviços como curativos, retirada de pontos, coleta para exames de laboratório; coleta de preventivo (Papanicolau), aferição de pressão arterial e glicemia capilar e, ainda, administração e dispensação de medicamentos.

A nova UBS é a segunda das 20 unidades de Porte 4 que serão construídas pela Prefeitura de Manaus como parte do projeto de reestruturação da rede municipal. Além dessas, 68 unidades da rede estão sendo reformadas e modernizadas para oferecer mais segurança e conforto aos usuários e mais qualidade na prestação dos serviços de saúde na Atenção Primária.

Com informações ascom Semsa

Deixe uma resposta