Ações da Prefeitura de Manaus minimizam impacto da variante Ômicron na capital, afirma David Almeida

You are currently viewing Ações da Prefeitura de Manaus minimizam impacto da variante Ômicron na capital, afirma David Almeida
Ações da Prefeitura de Manaus minimizam impacto da variante Ômicron na capital, afirma David Almeida 1
Foto: João Viana / Semcom

Manaus/AM – O prefeito David Almeida afirmou, nesta terça-feira, 18/1, que o cenário vivido por Manaus na terceira onda do aumento dos casos da Covid-19 é completamente diferente das anteriores, devido às respostas dadas pela Prefeitura de Manaus no combate à pandemia, entre elas a reestruturação das unidades de saúde, a campanha de vacinação e mais recentemente a abertura dos centros de testagem.

De acordo com Almeida, em janeiro de 2021, mais de 2 mil pessoas foram sepultadas em Manaus, vítimas de Covid-19. Já nos primeiros 18 dias de 2022, os cemitérios locais registraram o sepultamento de 14 pessoas que morreram em razão do vírus.

“O motivo de não estarmos vivendo o mesmo momento adverso, tipo o holocausto do ano passado, é a vacina. Hoje Manaus tem uma das maiores taxas de vacinação do Brasil e nós já aplicamos 3,5 milhões de doses. Toda a nossa equipe tem trabalhado de forma incansável, para dar uma boa condição à população da cidade de Manaus. Vivemos em uma realidade diferente, e a prefeitura tem trabalhado diuturnamente”, destacou David Almeida, durante uma live realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Entre as estratégias da Prefeitura de Manaus para o enfrentamento da Covid-19, estão: a abertura de mais de 50 pontos de vacinação, incluindo supermercados e shoppings; a contratação de mais 500 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros, para que novos postos de atendimentos sejam disponibilizados, e a implantação de dois Centros Municipais de Testagem para Covid-19, em parceria com o governo do Amazonas, localizados no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Oeste, e no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul, ofertando assistência médica e farmacêutica, de segunda a sábado, das 9h às 19h.

“O quadro que nós encontramos quando assumimos a prefeitura não era bom, muitas unidades de saúde estavam fechadas e conseguimos contornar a situação com muita dedicação. Agradeço ao trabalho dos profissionais de saúde. Hoje Manaus vive dias melhores”, completou o prefeito.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destacou que 94% da população acima de 12 anos está com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19, e 82% com o ciclo vacinal completo. A vacinação está aberta também ao público infantil desde a última segunda-feira, 17/1.

“Diante de todas as evidências que tivemos na nossa cidade em relação à melhora dos óbitos, nós continuamos aqui trabalhando firme e deixando sempre o apelo para que a população ouça o nosso chamado e vá completar o esquema vacinal. Agora nós já abrimos a vacinação das crianças,  que é segura e foi testada e aprovada. O mundo inteiro já estava vacinando suas crianças, e desde o início da imunização não foi relatado nenhum efeito colateral em nenhuma criança. Nós temos toda uma estrutura para conseguir desempenhar com muita responsabilidade e amor as ações ao público infantil”, finalizou.

No primeiro dia de vacinação do público infantil, 232 crianças com comorbidades ou deficiência permanente (PcD) receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, na capital amazonense. A nova fase da campanha municipal contempla crianças de 5 a 11 anos.

Com informações Semcom

Deixe uma resposta