Manaus/AM – Um dos órgãos integrantes da estrutura da Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), trabalha para ser referência na capital, em boas práticas de lixo zero. O padrão de recuperação de resíduos sólidos é respeitado no órgão, onde os servidores reciclam tudo que é coletado no ambiente, seja plástico, papel, material orgânico ou rejeito.
Nesta sexta-feira, 11/3, mais uma ação foi implantada na Semulsp, com o objetivo de torná-la modelo lixo zero no país, a entrega de copos personalizados para todos os servidores da sede da secretaria, localizada na Compensa, zona Oeste, eliminando definitivamente o uso do descartável.
“Esse copo pode fazer a diferença em nossa secretaria. E eu, em nome do prefeito David Almeida, só agradeço a equipe de conscientização ambiental da Semulsp, que vem orientando sobre o descarte correto do lixo em toda cidade”, destacou Sabá.
De acordo com o coordenador da Coleta Seletiva da Semulsp, Luiz Paz, a secretaria adotou uma série de medidas e práticas para o encaminhamento e tratamento correto dos resíduos, com redução do volume de lixo e aproveitamento dos materiais recicláveis e proteção ao meio ambiente.
“Estamos entregando esses copos, porque nossa secretaria está se tornando uma secretaria autossustentável. Todos os funcionários estão recebendo copo personalizado. Vamos eliminar definitivamente o copo descartável, ou seja, a Semulsp não terá mais copo descartável. Sempre pensando na preservação do meio ambiente”, explicou
Mudanças
A Semuslp também eliminou as lixeiras comuns dentro das salas e dispôs de lixeiras de coleta seletiva apenas nos corredores e nas entradas da secretaria, para evitar a produção de lixo no local.
No viveiro da secretaria, todo lixo orgânico produzido pelos servidores é transformado em biogás e em seguida utilizado na própria sede do órgão.
A secretaria também dispõe de máquina de coleta de garrafas PETs e latinhas de alumínio que podem ser convertidas em pontos para trocar por recarga celular, livros e outros benefícios.
Com informações Semulsp