Duchinha, lenço umedecido ou papel higiênico: qual a melhor higienização anal?

You are currently viewing Duchinha, lenço umedecido ou papel higiênico: qual a melhor higienização anal?
Duchinha, lenço umedecido ou papel higiênico: Qual a forma correta de se limpar? Unsplash
Duchinha, lenço umedecido ou papel higiênico: qual a melhor higienização anal? 1
Duchinha, lenço umedecido ou papel higiênico: Qual a forma correta de se limpar? Foto: Unsplash

Redação – Depois de fazer suas necessidades fisiológicas, você costuma se limpar apenas com o papel higiênico? Usa um lenço umedecido? Ou é daqueles ainda mais ligados na higiene e precisa tomar uma ducha para certificar que a área anal está totalmente limpa? Na pressa do dia a dia não costumamos prestar muita atenção nesses pequenos detalhes, mas a higiene do ânus é uma das mais importantes do nosso corpo por ser a ser porta de entrada para dezenas de bactérias e fungos.

A fisioterapeuta pélvica e especialista em sexualidade e pompoarismo, Camila Gutz, explica que a higiene anal é importante principalmente para as mulheres, já que elas têm a região do canal vaginal próxima ao ânus.

Na última semana, Camila viralizou com um vídeo postado em suas redes sociais onde ensina o melhor jeito de limpar o ânus no chuveiro. A sequência, que tem duração de um minuto e meio, conta com quase 11 milhões de visualizações. Em entrevista ao GLOBO ela conta quais sãos os melhores jeitos de lavar o ânus e como ele deve ser higienizado para evitar bactérias, fungos e mau cheiro.

– Essa área, tanto do homem, quanto da mulher, precisa ser muito bem higienizada: lavar e secar bem, não deixar úmido, para não favorecer a proliferação de fungos, bactérias e outros microrganismos naquela região. Também é importante manter a região anal limpa para as relações sexuais. Hoje falamos sobre sexo anal, beijo grego, e outros tipos que podem interferir na qualidade do relacionamento. Muitas pessoas me procuram reclamando e pedindo conselhos de como falar para o parceiro ou parceira, de forma delicada, sem ofender, de que o ânus apresenta um cheiro ruim.

É importante ressaltar que, principalmente nas mulheres, por ter a vaginal e intestinal muito próxima, a falta de higiene no ânus favorece e pode estar relacionada a infecções na vagina, como a candidíase, que levam à produção de corrimento branco-acinzentado e de cheiro forte. Ambas podem ser tratadas com antibióticos, antifúngicos e pomadas. Mas, uma boa higiene é capaz de prevenir esse desconforto.

Sabonete

Segundo Camila, é muito importante sempre que terminar suas necessidades tomar um banho e lavar a área anal com água e sabonete, entretanto não é qualquer sabonete e em hipótese alguma use o sabonete corporal para limpar as áreas íntimas. A recomendação é usar sabonetes líquidos específicos para as partes íntimas do corpo, ou o sabonete glicerinado neutro, ou seja, sem substâncias químicas que podem causar irritabilidade, coceiras, alergias ou desequilibrar o pH da região.

Chuveiro/chuveirinho

Nem sempre estamos em casa e podemos utilizar o nosso sabonete na hora de nossa limpeza íntima. A recomendação é que deixe a água cair na região. Com as duas mãos afaste as nádegas com cuidado, pois apesar de ter uma musculatura forte é uma área fina e sensível, com facilidade para ter fissuras e sangramentos. Com a ponta dos dedos, limpe a borda do ânus. A fisioterapeuta alerta para alguns cuidados como não introduzir o dedo dentro do ânus. “As pessoas acreditam que vão ter uma higienização melhor se limparem lá dentro, mas não existe essa necessidade, pois pode causar ferimentos na região. É uma leve puxada para limpar os resquícios de fezes que ficam armazenados ali”.

Papel higiênico

A maioria das pessoas provavelmente usam apenas o papel higiênico na hora de se limpar, e isso está errado. Camila afirma que a falta de informação em casa e escolas, principalmente durante o crescimento das crianças, e o tabu em torno do assunto de higienização íntima são os principais responsáveis para esses erros corriqueiros. O papel é um material seco, ele ajuda a disseminar a sujeira, não limpa completamente as rugosidades do ânus, é fino e solta pequenos pedaços de papel, além de aumentar o odor característico e possíveis infecções. A recomendação é que após usar o papel, tomar uma ducha e limpar bem a região. Se não tiver chuveiro, molhe um outro pedaço de papel higiênico e passe suavemente na área, para em seguida passar outro seco a fim de enxugar a região.

Lenço umedecido

Assim como o papel higiênico, ele também não é recomendado para o uso, porém, segundo Camila, em algumas situações precisa fazer “o máximo que você pode com a ferramenta que você tem”. Se estiver fora de casa, é preferível sempre usar um lenço umedecido ao invés do papel higiênico. Mas, tanto no papel higiênico, quanto no lenço umedecido, ao chegar em casa, lembre-se: tomar um banho imediatamente para limpar bem a região.

Toalha Compacta Desidratada

Ela serve como substituição ao lenço umedecido. Ela vem enrolada como um pacote pequeno, é do tamanho de uma moeda, e ao molhar, ela abre e se transforma em uma pequena toalha – um pouco maior do que a palma da mão. Não tem álcool, produto químico ou perfume, o que também ajuda na hora da limpeza para não alterar o pH. É prática, sendo possível levar dentro de bolsas e mochilas, além de ser encontrada facilmente em lojas de beleza ou pela internet.

Secagem

O processo de secagem é igual em todos os processos citados acima. A região precisa ser enxugada completamente, não podendo ficar úmida. Pois este é o tipo de ambiente ideal para a proliferação de bactérias e fungos. Use sempre uma toalha seca, ou um pedaço de papel higiênico mais firme. Abra as duas nádegas com as pontas dos dedos e passe delicadamente uma ponta do tecido pela região. “Só não vale usar a toalha do chão, muito menos a de rosto do dono da casa”, avisa Camila aos risos.

Com informações do site O Globo

Deixe uma resposta