Manaus/AM – O prefeito de Manaus, David Almeida, disse hoje, durante uma coletiva de imprensa, que vai abrir uma investigação para apurar o suposto caso de desvio de recursos públicos envolvendo a Secretaria de Comunicação. Ele disse que, se constatado, vai tomar providência para punir os responsáveis.
O caso ganhou notoriedade hoje pela manhã, depois que a Coluna Na Mira, do site Metrópoles, publicou um vídeo em que um suposto motorista e funcionário do Portal O Abutre, chega à sede da Secretaria Municipal de Comunicação, sediada no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, e recebe pelas mão de uma servidora um pacote com dinheiro em espécie.
O vídeo mostra o passo a passo do homem entrando em um elevador, depois ele caminha por um corredor e entra por uma porta de vidro com a logomarca da Prefeitura de Manaus, com a identificação “Comunicação”. Ele passa na recepção e se identifica como motorista do empresário Elson Santos, dono do Portal O Abutre. Depois de receber a sacola com o pacote ele segue até o banheiro e mostra o dinheiro e vira a câmera mostrando o próprio rosto. Veja abaixo no vídeo.
A equipe de reportagem do Amazonas Factual procurou o empresário Elson Santos. Ele admite que o motorista é seu funcionário mas nega qualquer envolvimento com o suposto ocorrido. Segundo ele, o vídeo é uma montagem de portais que fazem oposição ao prefeito David Almeida e que por ser ano eleitoral, começaram os ataques.
“Isso não passa de armação. Eu nem apareço nesse vídeo. Eu já inclusive acionei a Polícia Civil do Amazonas para que tomem as medidas cabíveis. Isso é armação política, esse vídeo é uma montagem e está claro que querem manchar minha imagem como empresário e do meu portal”, conclui ele.
O Portal O Abutre emitiu nota de repúdio ao acontecimento, que segundo eles, é mentiroso e traiçoeiro. “Informamos que repudiamos a matéria publicada por um dos maiores veículos de Comunicação do Brasil contra o empresário Elson Santos e contra o Portal O Abutre. Toda a nossa equipe Jurídica já trabalha para entrar com todas as medidas cabíveis contra os responsáveis pela publicação do vídeo”, informa a nota.
Nossa equipe de reportagem também procurou pela Secretaria Municipal de Comunicação, que nos enviou a seguinte nota. “A Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM), informa que tomou conhecimento pela imprensa, nesta quarta-feira, 13/03, de um vídeo em que supostamente se entrega, nas dependências do órgão, uma sacola com valor em espécie. A partir do conteúdo recebido e que não se sabe a procedência, a secretaria iniciou a apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas”, finaliza a nota.
O vídeo também repercutiu na Câmara Municipal de Manaus. O presidente da casa, vereador Caio André (PODEMOS), disse que é “inaceitável, no âmbito da administração pública, que sejam feitos pagamentos em espécie”, e que não vai se esquivar de suas funções para exigir esclarecimentos sobre o fato.
O Vereador Rodrigo Guedes (REPUBLICANOS), que faz oposição ferrenha a gestão do prefeito David, protocolou no Ministério Público do Estado do Amazonas uma queixa-crime pedindo investigação sobre o vídeo veiculado. Pelas redes sociais, ele chegou a afirmar que tomaria medidas mais rígidas, incluindo um pedido de prisão contra o secretário da pasta, Israel Conte. Ele disse ainda que convocará o secretário a sede da Câmara Municipal de Manaus para que ele preste esclarecimentos sobre o pagamento com dinheiro vivo nas dependências da Prefeitura de Manaus.
Da redação, André Leocádio