Presidente do INSS é afastado após investigações da Polícia Federal

You are currently viewing Presidente do INSS é afastado após investigações da Polícia Federal
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado após desdobramentos de investigação (Divulgação/Agência Brasil)


Redação – O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, deixou o cargo por decisão da Justiça após a Polícia Federal deflagrar a Operação Sem Desconto, na manhã desta quarta-feira, 23. Ele é procurador federal do órgão há 25 anos.

Stefanutto está na presidência do INSS desde julho de 2023, quando substituiu Glauco André Fonseca Wamburg, nomeado em janeiro daquele ano. Nascido e criado na capital paulista, é formado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mas mora em Brasília há 25 anos.

Seu primeiro cargo no governo federal foi como técnico da Receita Federal, em 1993, após deixar o posto público que havia conquistado em concurso no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em 1992. Entrou para a procuradoria do INSS em 2000.

Filiado ao PDT a convite do atual ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, Stefanutto foi indicado por ele para assumir o cargo, quando o então presidente da época foi desligado devido ao aumento da fila de pedidos de benefícios do INSS.

Ao assumir o INSS, a fila de pedidos estava em 1,7 milhão e chegou aos 2 milhões em dezembro do ano passado, abrindo nova crise no governo. Stefanutto foi o responsável por iniciar a investigação sobre os descontos indevidos de mensalidades de associações nas aposentadorias e pensões do INSS e teria levado o caso à Polícia Federal.

A investigações do esquema de descontos do INSS ocorrem no âmbito da Operação Sem Desconto (Divulgação/Agência Brasil)

O presidente afastado passou pela Escola Militar da Marinha, onde fez o colegial. Suas últimas formações envolvem mestrado em direito internacional pela Universidade de Lisboa, concluído em 2024, e uma especialização em mediação e arbitragem, na FGV (Fundação Getulio Vargas), em 2017, entre outros cursos.

Stefanutto iniciou sua vida política ainda na faculdade. Foi filiado ao PSB, e foi assessor de Eduardo Campos, governador de Pernambuco por dois mandatos, ministro de Ciência e Tecnologia, e candidato à Presidência da República que morreu em um acidente de avião em 2014, durante a campanha.

É autor do livro “Direitos Humanos das mulheres e o sistema interamericano de proteção aos direitos humanos”, cujo prefácio foi escrito por Maria da Penha Fernandes, que deu nome à lei 11.340, a Lei Maria da Penha.

Fonte: Agência Cenarium

Deixe uma resposta