Em cenário estimulado, Omar Aziz tem empate técnico com Alberto Neto ao Governo do AM

You are currently viewing Em cenário estimulado, Omar Aziz tem empate técnico com Alberto Neto ao Governo do AM
Omar Aziz e Alberto Neto (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

Redação – Pesquisa do Direto ao Ponto, divulgada nesta sexta-feira, 25, apontou que o senador Omar Aziz (PSD/AM) está empatado tecnicamente com o deputado federal Alberto Neto (PL/AM) em um tipo de cenário das eleições ao Governo do Amazonas em 2026. A avaliação considera a porcentagem de ambos — 30% e 29%, respectivamente — e a margem de erro de 2,25 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os dados foram coletados entre os dias 12 e 19 de abril deste ano, com eleitores de Manaus e de outros 15 municípios do interior do Amazonas: Autazes, Careiro, Coari, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tefé, Novo Airão, Tabatinga e Humaitá. Ao todo, foram entrevistadas 2.002 pessoas. O nível de confiança da pesquisa é de 95,5%.

O empate consta no quarto cenário da pesquisa estimulada, que considerou três candidatos: Omar Aziz, Alberto Neto e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Enquanto Aziz e Alberto registraram 30% e 29%, respectivamente, Almeida aparece com 27%. Não souberam ou não responderam somam 5%, e os votos brancos e nulos, 9%.

Quarto cenário considerou Omar Aziz, Alberto Neto e David Almeida (Reprodução/Direto ao Ponto)

A pesquisa estimulada também considerou a intenção de votos aos três candidatos em Manaus e no interior do Estado, separadamente. Em Manaus, Omar Aziz tem 24%, Alberto Neto tem 32% e David Almeida possui 25%. No interior, as intenções de votos ficaram em 35%, 27% e 28%, respectivamente. Não souberam ou não responderam foram 6% em Manaus e 5% no interior. Branco e nulo foram 13% na capital, e 5% no interior.

Quarto cenário em Manaus e no interior do Amazonas considerou Omar Aziz, Alberto Neto e David Almeida (Reprodução/Direto ao Ponto)
Trajetórias

Omar Aziz nasceu em Garça (SP), e se mudou para Manaus após viver no Peru. Iniciou sua carreira política na década de 1990, sendo eleito vereador e, posteriormente, deputado estadual. Atuou como vice-prefeito de Manaus e vice-governador do Amazonas antes de assumir o governo estadual, em 2011. Em 2015, migrou para o PSD e foi eleito senador, cargo que ocupa atualmente, após deixar o Governo do Amazonas.

​Alberto Neto era policial militar e foi eleito deputado federal no Amazonas em 2018, concorrendo à Prefeitura de Manaus nas eleições municipais de 2024. No primeiro turno, realizado em 6 de outubro, obteve 275.063 votos (24,94%), ficando em segundo lugar e avançando para o segundo turno contra o então prefeito David Almeida (Avante), que recebeu 32,16% dos votos válidos. No segundo turno, realizado em 27 de outubro, Alberto Neto recebeu 479.297 votos (45,41%), mas foi derrotado por David Almeida, que foi reeleito prefeito de Manaus.

Outros cenários

De acordo com a pesquisa, em um cenário que considera Aziz, Coronel Menezes (PL), Maria do Carmo Seffair e Tadeu de Souza, o senador lidera com 37% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Menezes, com 21%, seguido de Maria do Carmo, com 17%, e de Tadeu de Souza, com 3%. Além disso, 9% dos entrevistados não souberam ou não responderam, e 13% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

Cenário considerou Omar Aziz, Coronel Menezes, Maria do Carmo Seffair e Tadeu de Souza (Reprodução/Direto ao Ponto)

Neste cenário, a pesquisa segmentada entre eleitores de Manaus e do interior mostra que Omar Aziz lidera em ambas as regiões, com 30% na capital e 43% no interior. Menezes aparece com 23% em Manaus e 20% no interior, e Maria do Carmo tem 19% das intenções de voto na capital e 16% no interior. Tadeu de Souza registra 3% em Manaus e 2% no interior. Os percentuais de indecisos são de 9% tanto na capital quanto no interior, enquanto votos em branco e nulos somam 16% em Manaus e 10% no interior.

Cenário em Manaus e no interior do Amazonas considerou Omar Aziz, Coronel Menezes, Maria do Carmo Seffair e Tadeu de Souza (Reprodução/Direto ao Ponto)

No segundo cenário estimulado da pesquisa de intenções de voto para o Governo do Estado do Amazonas, Omar Aziz aparece com 45% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Maria do Carmo, com 26%, seguida por Tadeu de Souza, que soma 5%. Dos entrevistados, 8% não souberam ou não responderam e 16% declararam intenção de votar em branco ou nulo.

Segundo cenário considerou Omar Aziz, Maria do Carmo Seffair e Tadeu de Souza (Reprodução/Direto ao Ponto)

Segmentada entre Manaus e o interior, a pesquisa estimulada do segundo cenário para o Governo do Estado do Amazonas mostra Aziz liderando com 37% das intenções de voto na capital e 53% no interior. Maria do Carmo aparece com 29% em Manaus e 23% no interior. Já Tadeu de Souza tem 4% na capital e 6% no interior.

Os eleitores que não souberam ou não responderam somaram 10% em Manaus e 7% no interior, enquanto os votos em branco e nulos representam 20% na capital e 11% no interior.

Segundo cenário, em Manaus e no interior do Amazonas, considerou Omar Aziz, Maria do Carmo Seffair e Tadeu de Souza (Reprodução/Direto ao Ponto)

Em um terceiro cenário, com Omar Aziz, David Almeida e o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), Aziz aparece com 30% das intenções de voto, seguido de perto por Almeida, com 28%, e Roberto Cidade, com 22%. Além disso, 6% dos entrevistados não souberam ou não responderam, enquanto 14% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

Terceiro cenário considerou Omar Aziz, David Almeida e Roberto Cidade (Reprodução/Direto ao Ponto)

Na divisão entre eleitores de Manaus e do interior do Amazonas, Omar Aziz lidera no interior com 34% das intenções de voto, mas tem menor desempenho na capital, com 24%. David Almeida aparece com 26% em Manaus e 30% no interior. Cidade tem 24% das intenções em Manaus e 21% no interior.

Os eleitores que declararam voto branco ou nulo somam 18% na capital e 10% no interior, enquanto os que não souberam ou não responderam representam 8% em Manaus e 5% no interior.

Terceiro cenário, em Manaus e no interior do Amazonas, considerou Omar Aziz, David Almeida e Roberto Cidade (Reprodução/Direto ao Ponto)
Presidência da República

A pesquisa do Direto ao Ponto também considerou o cenário à Presidência da República para as eleições de 2026. Na pesquisa estimulada, Jair Bolsonaro (PL) — que está inelegível até 2030 — aparece na liderança, com 38% das intenções, seguido de perto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 36%.

Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, enquanto Pablo Marçal (PRTB) registra 5% e Ronaldo Caiado (União Brasil) tem 1% das intenções de voto. Eleitores que declararam voto branco ou nulo somam 8%, e os que não souberam ou não responderam representam 4%.

Pesquisa eleitoral considerou o cenário à Presidência da República (Reprodução/Direto ao Ponto)
Inelegibilidade

Em 2023, a maioria (5 votos a 2) do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade do ex-presidente da República Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das Eleições 2022, após reconhecida a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros, no dia 18 de julho do ano passado.

O ex-presidente também tornou-se réu por tentativa de golpe de Estado. Em março deste ano, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acetou denúncia contra Bolsonaro e outros sete por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Confira a pesquisa na íntegra:

Reprodução Agência Cenarium

Deixe uma resposta