
Redação – Fernando Batista de Melo, 48 anos, é apontado como o principal suspeito de matar o próprio filho, Manoel Franco de Melo Neto, de 3 anos, nessa quinta-feira, 22, em uma residência no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus. A criança foi encontrada morta no banheiro do imóvel, com ferimentos causados por arma branca, segundo informações repassadas pelo delegado Fábio Silva. Após a ocorrência, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Polícia Militar do Estado (PM-AM) foram mobilizadas para localizar o homem, natural de Belém (PA), que fugiu do local.
De acordo com as investigações preliminares, a motivação estaria ligada a um conflito entre Fernando e sua ex-companheira. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o homem segurando uma faca e ameaçando a mãe da criança momentos antes do assassinato. Na gravação ele questiona a mulher sobre uma disputa envolvendo a venda de um terreno enquanto a intimida com a arma branca.

Após a discussão, Fernando teria levado o filho para o banheiro da casa, localizado na Rua São Marçal, e desferido golpes contra a própria criança. Testemunhas relataram que ele inicialmente jogou a criança contra a parede, antes de atacá-lo com a faca, em um episódio que autoridades qualificaram como de brutalidade extrema. O corpo foi encontrado no banheiro pelo avô da criança, que residia no mesmo imóvel e acionou as equipes de emergência.
Fernando fugiu do local em uma motocicleta, dando início a uma operação de busca pelas forças de segurança. Na sequência, a motocicleta utilizada pelo suspeito foi localizada abandonada nas imediações do Parque Mosaico, na Zona Oeste da capital, enquanto helicópteros e equipes policiais intensificam as diligências em áreas de mata e bairros próximos na tentativa de capturar o homem.

A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) coordena as investigações. Na noite de quinta-feira polícia reforçou o pedido para que qualquer informação que possa levar ao paradeiro de Fernando seja comunicada imediatamente através dos números de emergência e disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Até o momento, não houve confirmação oficial sobre a prisão de Fernando Batista de Melo, e as autoridades não divulgaram detalhes sobre o andamento do inquérito ou circunstâncias adicionais da relação familiar. Uma coletiva de imprensa foi convocada na sede do Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC) para atualizar informações sobre o caso.
Violência intrafamiliar é predominante nos casos contra crianças pequenas
Dados sistematizados pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), com base em registros da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, indicam que a violência contra crianças pequenas no Brasil ocorre majoritariamente dentro do ambiente familiar. Entre crianças de até seis anos, cerca de 84% dos casos de violência têm como autores pais, padrastos, madrastas, avós ou outros parentes próximos.
O levantamento evidencia que, quanto menor a idade da vítima, maior a probabilidade de que o agressor seja alguém do convívio doméstico. Em especial na primeira infância, a casa – que deveria representar um espaço de proteção – aparece como o principal cenário das agressões, revelando a vulnerabilidade de crianças que dependem integralmente de adultos para cuidados básicos e segurança.
Fonte: AGÊNCIA CENARIUM
