Pesquisa aponta ministra Marina Silva entre líderes para Senado em São Paulo

No momento, você está visualizando Pesquisa aponta ministra Marina Silva entre líderes para Senado em São Paulo
Foto: Rogério Cassimiro/MMA/Edilson Rodrigues/Agência Senado | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM

Redação – Uma nova pesquisa divulgada pelo Instituto 100% Cidades, em parceria com a Futura Pesquisas e Assessorias Ltda., aponta que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), entre os principais nomes indicado por eleitores nas intenções de voto para o Senado no Estado de São Paulo, nas eleições de 2026. O levantamento, registrado no TSE sob o número SP-04679/2026, foi realizado entre os dias 20 e 23 de janeiro, com 1.200 entrevistados e margem de erro de 2,8 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

No cenário geral que soma as intenções de voto, Marina Silva aparece com 30,0% das citações, logo atrás do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que registra 33,2%. Na sequência estão Guilherme Derrite (Progressistas), com 19,9%, Ricardo Salles (Novo), com 14,1%, e Baleia Rossi (MDB), com 12,1%. A pesquisa também aponta que 48,3% dos entrevistados declararam voto nulo, branco ou em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 16,5% afirmaram estar indecisos ou não responderam.

Foto: Reprodução/Instituto 100% Cidades

No primeiro voto do cenário estimulado, Haddad lidera com 22,0%, seguido por Derrite com 13,8% e Marina Silva com 12,8%. Já no segundo voto desse mesmo cenário, Marina aparece como a opção mais citada, com 17,3%, enquanto Haddad tem 11,2%.

Em um segundo cenário estimulado, no qual Geraldo Alckmin (PSB) é incluído, o vice-presidente aparece com 39,2% das intenções de voto somadas, seguido por Marina Silva com 30,3%. Nesse cenário, o primeiro voto fica com Alckmin (25,4%), enquanto Marina registra 16,4%; no segundo voto, há empate técnico entre Alckmin e Marina, ambos com 13,9%.

Foto: Reprodução/Instituto 100% Cidades

Trajetória política


Marina Silva, filiada à Rede Sustentabilidade, tem longa trajetória na política brasileira. Nascida no Estado do Acre, começou sua atuação em movimentos sociais e ambientais antes de assumir o cargo de deputada federal e, posteriormente, senadora pelo Estado localizado na Região Norte do Brasil.

Foi ministra do Meio Ambiente no governos Lula 1 e 2 e, em eleições presidenciais anteriores, foi candidata à Presidência da República em 2010 e 2014, alcançando destaque nacional por sua defesa de pautas socioambientais e de sustentabilidade.

Lista da Forbes
Em setembro do ano passado, Marina Silva, foi incluída na lista Forbes Sustainability Leaders 2025, que destaca 50 personalidades de todo o mundo com atuação relevante no setor de sustentabilidade. É a primeira vez que um brasileiro figura entre os líderes globais destacados pela publicação. O anúncio ocorreu no dia 18 daquele mês.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

No perfil dedicado à ministra brasileira, a Forbes afirmou que, desde que reassumiu o cargo em 2023, Marina Silva tem como principal conquista o combate ao desmatamento no País. O texto também menciona outras fases da trajetória da autoridade, incluindo as funções públicas que exerceu no passado, o histórico legislativo e o trabalho como ativista ambiental, elementos que ajudaram a consolidar sua reputação internacional.

A Forbes Sustainability Leaders 2025 é uma compilação anual da revista que identifica líderes globais envolvidos com iniciativas de sustentabilidade. Esses nomes vêm de diferentes setores, entre eles governo, sociedade civil, empresas e pesquisa, e são avaliados pela contribuição em áreas como conservação ambiental, combate ao desmatamento, políticas de clima, transição energética e inovação sustentável.

Fonte: AGÊNCIA CENARIUM

Deixe uma resposta