Entenda o que causou internação do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio

No momento, você está visualizando Entenda o que causou internação do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio
Foto: Paulo Dutra/CENARIUM

Redação – A ex-primeira-dama de Manaus, Elizabeth Valeiko, afirmou nesta segunda-feira, 2, que o ex-prefeito da capital amazonense e ex-senador da República Arthur Virgílio (Republicanos) está internado em um hospital no Rio de Janeiro. Em vídeo publicado nas suas redes sociais, ela informou que, após a realização de exames clínicos, foi constatado que o político apresentou um quadro de oscilação metabólica.

“O médico orientou que ele fizesse alguns exames. Quando ele chegou para fazer os procedimentos, foi constatado que o sódio dele estava baixíssimo”, relatou Elizabeth Valeiko. Inicialmente o casal havia viajado para a capital fluminense com o objetivo inicial de realizar um procedimento cirúrgico estético nas pálpebras do ex-prefeito.

Após a chegada do político à cidade e apresentação de “surto neurológico”, os médicos constataram que os níveis de sódio no organismo de Arthur Vírgílio estavam excessivamente baixos, afetando suas funções neurológicas. Em função da gravidade da alteração, o político precisou ser admitido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para estabilização.

De acordo com a Elizabeth, a internação ocorreu há cinco dias, sob observação constante para a reposição da substância. Atualmente, o quadro de Arthur Virgílio é considerado estável, e ele já recebeu alta da UTI.

Valeiko está hospitalizada
Enquanto acompanhava a recuperação do marido, Elizabeth Valeiko também começou a apresentar sintomas físicos preocupantes, como dores intensas, náuseas e exaustão extrema. Após insistência de familiares, ela buscou atendimento médico emergencial para investigar as causas do cansaço.

“Eu não conseguia ir andando, eu tive que pegar um táxi. Chegou lá, eu fiz alguns exames e lá eu vomitei, minha dor de cabeça muito intensa”, detalhou a ex-primeira-dama. Após a análise dos resultados laboratoriais, ela recebeu a notícia de que precisaria ser internada imediatamente.

Os exames de Valeiko revelaram uma alteração severa nas funções renais. O diagnóstico indicou que os rins da ex-primeira-dama haviam parado de funcionar corretamente, exigindo intervenção rápida. “Elizabeth, o teu rim parou. Então é muito importante que você fique para a gente entender a causa disso e reverter”, afirmou o médico, segundo declaração de Elizabeth.

No momento, Elizabeth Valeiko permanece em uma unidade semi-intensiva. Arthur Neto já se encontra em uma área de hotelaria hospitalar, aguardando a recuperação da esposa para que possam retornar às atividades normais.

Queda de sódio no sangue
A condição médica conhecida como hiponatremia refere-se à queda dos níveis de sódio no sangue abaixo do normal, valor que costuma ser inferior a 135 mEq/L, e está associada a um desequilíbrio entre água e eletrólitos no organismo.

Esse distúrbio pode causar sintomas que variam de dor de cabeça, náuseas e fraqueza muscular a confusão mental e desorientação, pois o cérebro é particularmente sensível às mudanças na concentração de sódio e água. Em casos mais severos, quando a queda é rápida ou pronunciada, a hiponatremia pode provocar inchaço cerebral, convulsões e até risco de coma, exigindo investigação clínica detalhada e tratamento médico imediato.

Fonte: AGÊNCIA CENARIUM

Deixe uma resposta