Encontro de representantes do Ministério do Trabalho em Manaus

Encontro de representantes do Ministério do Trabalho em Manaus

Os superintendentes regionais do Ministério do Trabalho de todos os estados se reúnem em Manaus (AM) nos dias 22 e 23 de janeiro.

O encontro, que será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), tem como objetivo atualizar os gestores a respeito da legislação e das políticas públicas do governo federal que atingem diretamente trabalhadores e empregadores brasileiros. Entre os temas que serão abordados estão a modernização das leis trabalhistas, o eSocial para as empresas e os serviços lançados no final de 2017, como a Escola do Trabalhador, o Seguro-Desemprego pela Internet e o aplicativo Sine Fácil. O encontro dos superintendentes foi idealizado em novembro de 2017.

O ministro em exercício, Helton Yomura, responsável em executar o planejamento do evento, lembra que o encontro de superintendentes já faz parte da rotina do órgão e é fundamental para o atendimento às pessoas que dependem dos serviços do Ministério. “É uma rotina adotada para uniformizar procedimentos. Ela é importante para que o Ministério, que tem uma presença nacional muito forte por meio das superintendências, gerências e agências, dê o mesmo tratamento e atendimento ao trabalhador, aos sindicatos, e aos empresários”, diz.

Yomura lembra que este ano, especialmente, há uma série de temas novos que precisam ser informados e debatidos com os superintendentes para garantir a qualidade dos serviços do Ministério nos estados. “Nós temos temas novos como a entrada em vigor do eSocial, agora em janeiro, e a modernização da legislação trabalhista, que está valendo desde o último novembro. São temas relevantes e os servidores do Ministério do Trabalho precisam estar capacitados”, acrescenta.

Paralelamente à reunião de superintendentes, ocorrerá em Manaus o 20º Encontro de Chefes das Subseções da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério nos estados (Seret’s). Eles estarão reunidos nos mesmos dias e locais para receber as atualizações a respeito das mudanças, mas também para tratar de assuntos específicos voltados às relações com os sindicatos.

Serão realizados painéis temáticos. Em cada um deles, os superintendentes e os chefes de Seret´s receberão informações e poderão tirar suas dúvidas a respeito dos assuntos que estarão sendo apresentados. O objetivo, segundo o secretario de relações do trabalho, Carlos Lacerda, que organizou o evento “é que eles retornem para os seus estados com o maior número de informações possível para orientar trabalhadores, empregadores e sindicatos que procuram o Ministério do Trabalho”.

Foto: Internet

Fonte: Ministério do Trabalho – Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta