Após surto de Doença de Chagas, 20 novos casos suspeitos são investigados em Lábrea

You are currently viewing Após surto de Doença de Chagas, 20 novos casos suspeitos são investigados em Lábrea

Vinte casos suspeitos de contaminação por Doença de Chagas são investigados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) na cidade de Lábrea, interior do Amazonas. Entre dezembro de 2017 e janeiro deste ano, a localidade registrou surto da doença com 12 casos confirmados. A infecção se deu por açaí contaminado com as fezes do Barbeiro, transmissor da doença.

A Fundação de Vigilância informou que, na ocasião do surto da doença, também foi feito inquérito com a população local não sintomática, onde foram coletadas 212 amostras de soro, que foram enviadas para laboratório de referência em Minas Gerais.

O resultado, enviado à Fundação nesta semana, apontou que 20 dessas amostras deram reagentes, o que não significa que essas pessoas tenham contraído a doença.

“Para confirmar a positividade, será feita revisão clínica das 20 pessoas”, disse a FVS.

Na terça-feira (12), a FVS informou que um médico infectologista e um bioquímico da Fundação de Medina Tropical Dr, Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) estarão no município para realizar os exames clínico e sorológico.

“A FVS ressalta que não é seguro submeter ao tratamento para Doenças de Chagas uma pessoa assintomática que não esteja comprovadamente doente, uma vez que o tratamento é prolongado por 60 dias e a droga utilizada pode ter efeitos colaterais”, diz.

Sintomas

Os sintomas da Doença de Chagas são parecidos com o da Malária: febre alta, calafrio, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, enjoo e vômito. “É muito parecido com o quadro da Malária. Tanto é que, praticamente, quem dá o diagnóstico de Doença de Chagas acaba sendo o microscopista da Malária”, explica Bernardino.

O diagnóstico precoce e o tratamento imediato previnem as formas crônicas da doença e a ocorrência de óbitos.

Foto: G1 Amazonas

Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta