Prefeitura garante funcionamento da Praia da Ponta Negra, após laudo do CPRM

You are currently viewing Prefeitura garante funcionamento da Praia da Ponta Negra, após laudo do CPRM

Após avaliação do laudo técnico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sobre as condições de uso da praia do Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, o prefeito Arthur Virgílio Neto, juntamente com técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), constatou que não há necessidade de interdição do local, mesmo assim determinou reforço às orientações e cuidados aos banhistas, por conta do baixo nível do rio Negro.

Prefeitura garante funcionamento da Praia da Ponta Negra, após laudo do CPRM 3

O prefeito Arthur Virgílio Neto lembrou que os banhistas que frequentam a praia devem respeitar as normas de uso e não ultrapassar o cordão de isolamento, que indica área de segurança dentro da água.

“Para nós, o mais importante é a segurança das famílias que frequentam a Ponta Negra, por isso foi delimitada uma nova área de banho, com uma margem de segurança, de acordo com que o laudo do CPRM apresentou. Além disso, continuamos com todo nosso efetivo de segurança a postos”, explicou o prefeito.

O laudo do CPRM apontou uma faixa de segurança para banho de sete metros, a partir da margem, porém, a prefeitura diminuiu a área delimitada para banho na praia para cinco metros, garantido total segurança aos banhistas.

O levantamento foi realizado nos dias 7 e 8/11, quando a cota do rio Negro estava em 17,05 metros. Segundo a medição do Porto de Manaus, a cota, nesta segunda-feira, 12/11, encontra-se em 17,12 metros, o que mostra que nos últimos quatro dias o rio subiu sete centímetros. Conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), a marca de 16 metros é a cota de segurança mínima para a entrada dos banhistas no rio.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, explicou que todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e demais órgãos que já atuam na Ponta Negra estão com suas atividades direcionadas para orientar e fiscalizar os banhistas. “É uma questão de a população entender que estamos preocupados em resguardar suas próprias vidas, conforme determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto”, destacou Guenka.

A delimitação de banho na praia da Ponta Negra deve permanecer em cinco metros até o final deste ano. E, conforme o rio for apresentado elevação em sua cota, essa margem deverá ser ampliada, depois de nova avaliação pelo Implurb e pelo Corpo Integrado de Segurança da Praia da Ponta Negra.

 

Novas placas

A praia da Ponta Negra, zona Oeste, recebeu novas placas de sinalização para alertar banhistas e usuários quanto às regras de uso, especialmente quanto à área de banho no rio Negro. Na praia, além do horário de funcionamento indicado para banho – até às 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação é a moderação no consumo de bebidas alcoólicas.

É importante respeitar as normas de uso da praia e não ultrapassar o cordão de isolamento, que indica área de segurança dentro da água. Placas de orientação quanto aos cuidados e horários estão distribuídas em toda a área de uso permitido e regular.

Durante a semana, o Corpo de Bombeiros conta com salva-vidas distribuídos, diariamente, na área da praia, por todo o perímetro delimitado. Diariamente, os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, atuam dando apoio à retirada de banhistas das águas antes das 17h.

(Foto: Altemar Alcântara)

(Fonte: Semcom)

Deixe uma resposta