Números de violência contra a mulher diminuem 13,2% em Manaus

You are currently viewing Números de violência contra a mulher diminuem 13,2% em Manaus

Os números de registros de violência contra a mulher apresentaram uma redução de 13,2 % em Manaus quando comparados aos números de 2017, segundo os dados da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Os números não englobam os casos de feminicídio.

De janeiro a outubro de 2018, foram registradas 90.826 ocorrências de crimes contra a mulher, sendo 17,9% de violência doméstica, seguido de roubo (17,8%), ameaças (12,2%) e furtos (11,9%). Neste mesmo período em 2017, os registros eram de 104. 364 mulheres vítimas de violência na capital, sendo o crime de roubo com maior porcentagem (20.4 mil), a frente da violência doméstica (17.7 mil casos), seguido de furto (11.4 mil casos) e ameaça (11.3 mil casos).

Segundo a titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), delegada Débora Mafra, a queda nos índices da violência contra a mulher se dá pelo maior número de denúncias das vítimas, o que acaba inibindo os atos de violência. “A mulher está denunciando cada vez mais e não aceitando ser objeto de violência”, declarou a delegada, que ressaltou ainda a importância das denúncias. “As mulheres vítimas de violência doméstica não podem se calar, sempre devem denunciar o que sofrem”.

O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel da Polícia Militar do Amazonas, Amadeu Soares, afirmou que a lei Maria da Penha encorajou as mulheres a fazerem mais denúncias e destacou o trabalho conjunto das Polícias Militar e Civil em defesa das mulheres vítimas da violência. “Estamos reforçando não só a prevenção, mas a repressão qualificada, ou seja, punindo aquele autor que pratica a violência à mulher e isso vai ocasionar a redução da impunidade, reduzindo os indicadores de violência contra a mulher”, afirmou o coronel.

Reportagem: Paulo Henrique

Números de violência contra a mulher diminuem 13,2% em Manaus 1
Foto: Divulgação

 

 

 

Deixe uma resposta