Prefeitura mantém alerta sobre vacinação contra o sarampo após novo boletim epidemiológico

Prefeitura mantém alerta sobre vacinação contra o sarampo após novo boletim epidemiológico

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou nesta segunda-feira (26) o 38º Informe Epidemiológico de Monitoramento de Casos de Sarampo, indicando que, mesmo com a redução na quantidade de novos casos suspeitos, ainda há circulação do vírus na capital. Os números notificaram 19 novos casos suspeitos de sarampo desde o dia 5 de novembro, que estão sob investigação.

Com isso, a Prefeitura mantém o alerta nas Unidades de Saúde para a intensificação da vacinação de pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos, como recomendado pelo Ministério da Saúde. O secretário municipal de saúde, Marcelo Malgadi, disse que “As ações de monitoramento, vigilância e bloqueio vacinal continuam sendo reforçadas” e que a vacinação é a única forma de prevenção do sarampo. “A estratégia agora é focar nos grupos mais suscetíveis para o desenvolvimento de complicações pela doença, que é o caso de crianças, e também fortalecer a busca ativa de pessoas que receberam a primeira dose da vacina, mas ainda não completaram o esquema vacinal contra o sarampo”, explicou.

Sintomas do sarampo

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa chamada Morbillivirus, e é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil. A doença é altamente contagiosa, sendo propagada através secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) passando de indivíduos doentes aos não infectados.

O sarampo fica incubado por 10 dias no organismo, podendo variar entre 7 a 18 dias. Os sintomas iniciais são febre, coriza, tosse persistente, conjuntivite e fotofobia (sensibilidade à luz). A partir do 2º ao 4º dia, manchas avermelhadas surgem atrás das orelhas, mas não coçam. Normalmente elas avançam em direção dos pés, podendo causar infecção, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.

Foto de Divulgação

 

A lista com as 183 salas de vacina em Manaus pode ser acessada no site da Semsa http://semsa.manaus.am.gov.br

Por Paulo Henrique Caminha

Deixe uma resposta