TRF-1 condena Adail Pinheiro a 57 anos de prisão

You are currently viewing TRF-1 condena Adail Pinheiro a 57 anos de prisão

O ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro foi condenado a 57 anos de prisão nesta quinta-feira (6). A sentença em primeira instância foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e foi recolhido pela Polícia Federal.

Com a confirmação da sentença, Adail Pinheiro seguirá ainda hoje para um presídio do Amazonas. O ex-prefeito foi condenado pela Justiça por envolvimento em corrupção, diante dos fatos apurados pela Operação Vorax desencadeada em 2004.

Imagem de Divulgação

 

Os fatos mostraram que um grupo ligado ao ex-prefeito simulava as licitações realizadas em Coari por meio da participação de diversas empresas em nome de laranjas, para que o vencedor sempre fosse algum integrante da organização criminosa.  O vencedor se apropriava de parte do dinheiro e entregava a outra parte ao prefeito.

Operação Vorax

As investigações tiveram início no ano de 2004, a partir de uma representação encaminhada pelo MPF à Polícia Federal, que relatou haver irregularidades na execução de convênio firmado entre a prefeitura de Coari e a União, por meio do Ministério do Meio Ambiente, para a construção de um aterro sanitário no município.

Durante a realização da operação Vorax, em 2008, a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão preventiva e apreendeu, entre diversos outros materiais e equipamentos eletrônicos, quase R$ 7 milhões em dinheiro no forro de uma casa localizada em um conjunto habitacional construído pela prefeitura, em Coari, que seriam apenas uma parte dos recursos públicos desviados pelo grupo.

Texto: Paulo Henrique Caminha

*Com o apoio da assessoria do MPF/AM

Deixe uma resposta