Drenagem profunda e dragagem de igarapé acabam com alagamentos na comunidade Jesus Me Deu

You are currently viewing Drenagem profunda e dragagem de igarapé acabam com alagamentos na comunidade Jesus Me Deu
Fotos: Alex Pazuello / Semcom

Os moradores da comunidade Jesus Me Deu, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, estão comemorando o fim dos alagamentos no período de chuva, graças ao trabalho que vem sendo executado pela Prefeitura de Manaus, com a implantação de drenagem profunda e dragagem de 300 metros de um braço do igarapé do Passarinho, que beneficiam diretamente mais de 900 famílias.

Nesta sexta-feira, 7/12, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve no local, ao lado do secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar, acompanhando os trabalhos que seguiram mesmo sob forte chuva. Essa é uma das oito frentes de obras de drenagens e contenções que vêm sendo executadas pela Prefeitura de Manaus nesse período. O prefeito pode constatar que, no local, já não há mais riscos de alagamentos.

Drenagem profunda e dragagem de igarapé acabam com alagamentos na comunidade Jesus Me Deu 1
Fotos: Alex Pazuello / Semcom

 

“Na comunidade Jesus me Deu temos uma equipe fazendo 300 metros de dragagem e temos mais sete equipes trabalhando simultaneamente. Apesar de toda singeleza do local, nós estamos vendo as pessoas alegres por uma razão bem simples: porque na casa delas não alaga mais”, destacou o prefeito.

Arthur destacou, ainda, que esse trabalho diferenciado realizado pela Prefeitura de Manaus no período do inverno é responsável pelo reconhecimento de Manaus como uma cidade resiliente, apta a enfrentar problemas e a superar situações adversas. “Manaus está cada dia mais resiliente. Não é à toa que o Banco Mundial escolheu Manaus como uma das cidades mais resilientes do mundo”, afirmou.

Na proximidade do igarapé, que é um braço do igarapé do Passarinho,  nas ruas São Gabriel, São José e Galileia moram cerca de 900 famílias que já estão sendo beneficiadas. Segundo o secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar, aproximadamente 300 metros de igarapé estão sendo dragados e o leito aprofundado para que possa suportar a quantidade de águas despejadas em dias de chuva. Paralelamente, está sendo instalada a rede de drenagem profunda, em função das condições geográficas do local.

“Aqui, é o que, tecnicamente, nós chamamos de seio, ou seja, um ponto de concentração de muita água. Então, nós estamos fazendo essa drenagem para que possa haver um escoamento da água desse ponto de concentração até o igarapé”, explicou Aguiar.

O trabalho foi solicitado pelos moradores que há anos sofriam com alagamentos provocados tanto pelo assoreamento dos igarapés quanto pelo acúmulo de água das chuvas. “Essa drenagem está beneficiando mais de 600 famílias que sofriam com fortes alagamentos. Com a dragagem são mais de 800 famílias que também estão sendo beneficiadas”, explicou o líder comunitário Sidney Ribeiro. “A gente só tem a agradecer ao prefeito por atender a demanda. A comunidade está muito feliz e satisfeita com o trabalho realizado”, afirmou.

Com informações da Assessoria

Deixe uma resposta