O projeto “PAC em Movimento”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou na última semana, 897 atendimentos para a emissão de documentos básicos como carteiras de identidade e certidões de nascimento.
A ação é realizada em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Fundação Estadual do Índio (FEI), que são responsáveis pela identificação das comunidades e dos serviços necessários para os indígenas. O Projeto Pac em Movimento tem o objetivo de levar documentação básica para moradores de comunidades no interior.

O trabalho é voltado exclusivamente para os indígenas que não têm condições de ir à Manaus devido à distância e à dificuldade de locomoção. A próxima ação em aldeias será em São Gabriel da Cachoeira, município localizado a 852 quilômetros de Manaus. A visita contará ainda com palestras e atividades sobre políticas antidrogas, com a equipe de Direitos Humanos do órgão.
Ação em Manaus
No último sábado (16), o “PAC em Movimento” levou serviços como emissão de primeira e segunda via de carteiras de identidade e certidões de nascimento para o bairro Praça 14, zona sul de Manaus. A ação aconteceu no Santuário Arquidiocesano São José Operário, com total de 278 atendimentos.
*Paulo Henrique Caminha