Governo do Amazonas investe em tecnologia coreana para levar atendimento médico aos ribeirinhos

You are currently viewing Governo do Amazonas investe em tecnologia coreana para levar atendimento médico aos ribeirinhos

Governador recebeu pesquisadores coreanos para discutir projeto

 

O governador Wilson Lima recebeu nesta sexta-feira (15/02), na sede do Governo, zona oeste de Manaus, uma comitiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Yonsei, da Coreia do Sul, e da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Universidade de Taubaté (Fapeti), de São Paulo. No encontro, foram discutidos os detalhes da parceria entre as instituições e o Governo do Amazonas para a operação de um navio-hospital que vai atender a população ribeirinha do município de Manacapuru e entorno.

De acordo com o projeto, o navio será equipado com novas tecnologias na área de saúde e de transmissão de informações online e vai facilitar o acesso a atendimentos da atenção básica, exames especializados e até cirurgias de média complexidade. A ideia é que ele funcione, também, como um projeto piloto de pesquisa na Amazônia.

 

Embarcação já está sendo preparada para iniciar atendimentos

Atualmente, o navio passa pelas últimas fases de preparação para começar a atender as comunidades. A Prefeitura de Manacapuru já está trabalhando na questão logística e no custeio do navio.

A reunião desta sexta-feira contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Universidade do Estado do Amazona (UEA), envolvidas no projeto. O professor Young-Ro Yoon, diretor de Projetos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Yonsei, convidou o governador para visitar o navio e conhecer o projeto. A equipe que deve trabalhar na embarcação já está em treinamento.

“É bom não só para Manacapuru, é bom para o estado. Tem investimento internacional e nós precisamos aproveitar. Saúde é prioridade também no interior e nós estamos abertos a projetos como esse. Vamos acelerar o que for necessário para que o navio hospital comece a funcionar e a atender quem precisa”, declarou o governador.

Fotos e informações – Secom

Deixe uma resposta