Campanha de vacinação no Amazonas começa na quarta-feira (20/03)

You are currently viewing Campanha de vacinação no Amazonas começa na quarta-feira (20/03)
São Paulo - Vacinação dos profissionais de saúde contra H1N1 no Hospital das Clínicas (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Começa na quarta-feira (20) a campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) no Amazonas. O Governo do Estado, juntamente com a Prefeitura de Manaus e outros municípios do interior preparam uma grande operação para distribuir as vacinas contra o vírus da Influenza (gripe) em todo o Amazonas.

O plano é fazer com que um milhão de doses, que estão sendo enviadas a Manaus pelo Ministério da Saúde, possam chegar a 1.535 salas de vacinação em todo o Estado.

O vice-governador e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida, disse que campanha deve começar por Manaus e os municípios da Região Metropolitana, onde o acesso é mais rápido. “Conforme os outros municípios forem recebendo, eles irão iniciando suas campanhas no decorrer da semana. Temos logística diferente para cada região, por isso a decisão de não iniciar simultaneamente”, disse o secretário.

As Forças Armadas também participarão da ação para fazer com que as vacinas cheguem mais rápido nos municípios mais distantes. A operação no interior deverá contar, ainda, com a participação da Casa Militar do Governo do Amazonas.

A Ação em Manaus

Em Manaus a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) possui a estrutura e o know-how necessários para que sejam alcançadas as metas estabelecidas para todos os grupos prioritários, que são os que receberão a vacina.  O secretario Marcelo Magaldi destacou o número mínimo de vacinação estipulado pelo Ministério da Saúde: “Nosso objetivo é ir é assegurar mais do que o mínimo da cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 90% das 455.083 mil pessoas desses grupos. Nossa rede de frios tem capacidade suficiente para receber e armazenar as doses”, informou Magaldi.

A distribuição das doses para as salas de vacinação já foi autorizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e pela Anvisa, do Ministério da Saúde, a partir da liberação pelo Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INQC), órgão que faz a análise das amostras para testar as vacinas.

Público-alvo

A estimativa populacional para a campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas é de 1.103.723 pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para ser imunizado.  Elas representam 90% das pessoas consideradas do grupo de risco – crianças (de seis meses a menores de seis anos incompletos), idosos acima de 60 anos, grávidas, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, portadores de doenças neurológicas, pessoas com comprometimento pulmonar), trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

As vacinas são produzidas pelo Instituto Butantã e imuniza contra três tipos de vírus predominantes no Brasil – Influenza A (H1N1e H3N2) e um tipo de Influenza B.  As doses da vacina são a única forma de prevenção contra o H1N1 e outros vírus da gripe. Somente em Manaus, haverão 183 salas de vacinação.

O Governo e Prefeitura irão aproveitar a campanha de vacinação contra a influenza para a atualização das outras vacinas. Quem for se vacinar, precisa levar um documento de identidade e o cartão de vacinação.

Paulo Henrique Caminha

*Com informações da assessoria

Deixe uma resposta