Pistas de pouso no Amazonas será tema da Câmara dos Deputados

You are currently viewing Pistas de pouso no Amazonas será tema da Câmara dos Deputados

 

Um requerimento que foi apresentado na última terça-feira (26) pelo deputado federal Sidney Leite (PSD) na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados solicita a realização de audiência pública para debater a situação das pistas de pousos e decolagens na região Amazônica.

De acordo com o documento, há milhares de pistas que não se encontram certificadas e, ainda assim, são utilizadas para o transporte de profissionais de saúde, bem como de apoio aos povos indígenas da região.

O documento cit a que o tema envolve a mobilidade da população (Foto: Divulgação/Agência Câmara)

 

O requerimento cita que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é responsável pela fiscalização, quanto a certificação e condições operacionais dos aeródromos. Outras atribuições da agência são o licenciamento, certificação, autorização e homologação da infraestrutura da aviação civil, da mesma forma que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) é o responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro e dos serviços de navegação aérea que viabilizam os voos e a ordenação dos fluxos de voos no País.

“Nesse sentido, a necessidade de certificação dessas pistas de pousos e decolagens também envolve as empresas de taxi aéreo, que ao pousarem nessas localidades para atender aos contratos firmados com a Administração Pública, seja de que esfera for, passaram a ser reiteradamente multadas por quem deveria cuidar da regularização desses equipamentos, a ANAC”, aponta o requerimento.

Por fim, o documento cita que o tema envolve a mobilidade da população amazônica e questões relacionadas ao fortalecimento da aviação regional e, por isto, impõe-se como necessária a presença de representante da Anac, Decea, bem como da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Outros órgãos a serem convidados à audiência são a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Sexta Câmara do Ministério Público Federal, que defende os interesses das populações indígenas e comunidades tradicionais, além do Sindicato Nacional dos Taxis Aéreos (Sneta).

Edital

No último dia 18, o Ministério da Infraestrutura publicou Edital de Chamamento Público de Estudos para a sexta rodada de concessões de aeroportos, incluindo três blocos: Sul, Norte e Central.

O Bloco Norte é formado por Manaus, Tabatinga e Tefé, no Amazonas; Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre; Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR), totalizando sete terminais.

*Com informações da assessoria

Deixe uma resposta