Prefeitura de Manaus realiza Semana do Livro com lançamento da obra ‘A Reinvenção do Sertão’

You are currently viewing Prefeitura de Manaus realiza Semana do Livro com lançamento da obra ‘A Reinvenção do Sertão’
A 3ª edição da Semana do Livro inicia nesta segunda-feira (22) (Foto: Ingrid Anne/Manauscult)

 

Com uma programação diversificada, inicia nesta segunda-feira (22) a 3ª edição da Semana do Livro, em alusão ao Dia Internacional do Livro, comemorado em 23 de abril. Entre as atividades, ocorrerá o lançamento da obra ‘A Reinvenção do Sertão: a estratégia organizacional de Canudos’, de autoria do professor doutor Paulo Emílio Matos Martins, da Universidade Federal Fluminense.

A Semana é realizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com instituições de Ensino Superior de Manaus, e este ano homenageia o escritor Guimarães Rosa. Durante três dias (de 22 a 24 de abril), o professor Paulo Emílio apresentará a sua obra ao público da capital amazonense.

‘A Reinvenção do Sertão’ estabelece novos pontos de vista sobre a história da guerra no sertão entre os jagunços de Antônio Conselheiro e as forças do poder institucionalizado. Extrai do fenômeno novas premissas e mostra o quanto a administração tem a aprender – e a contribuir – com a pesquisa sobre formas organizacionais de movimentos políticos e comunitários brasileiros.

De acordo com o professor amazonense José Seráfico, um dos idealizadores da Semana do Livro, esta não é a primeira vez que Paulo Emílio Matos Martins vem a Manaus e destacou que o professor tem muito o que dizer, não apenas a estudantes e professores de Administração, como aos que se preocupam com o pensamento social brasileiro.

“Diferentemente de muitos de seus colegas, Paulo Emílio entende o caráter social do fenômeno administrativo. Daí seu interesse pela contextualização desse fenômeno e das relações que ele tem com o pensamento social. Assim, e como conhecedor profundo da obra de Euclides da Cunha e da Guerra de Canudos, interessou-se por identificar as formas como foi organizado e posto a funcionar o arraial dirigido pelo beato Antônio Conselheiro, nos sertões da Bahia”, destacou José Seráfico.

O lançamento, venda e sessão de autógrafo do livro ocorrerá em três momentos diferentes: na segunda-feira, às 17h30, no Les Artistes Café Teatro, Centro; na terça-feira (23), às 21h20, no Centro Universitário do Norte (Uninorte), e na quarta-feira (24), às 11h30, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O professor Paulo Emílio também participará de mesas de debates.

Prefeitura de Manaus realiza Semana do Livro com lançamento da obra ‘A Reinvenção do Sertão’ 1
A 3ª edição da Semana do Livro inicia nesta segunda-feira (22) (Foto: Ingrid Anne/Manauscult)

 

Semana do Livro 2019

Uma semana de intensa programação acadêmica cultural promete movimentar estudantes, professores e interessados em literatura de um modo geral para lembrar as várias facetas de Guimarães Rosa: contista, novelista, romancista e diplomata.

O evento inicia nesta segunda-feira (22), às 14h, no Les Artistes Café Teatro, e vai até sexta-feira (26), em mais quatro locais diferentes com programação simultânea na Ufam; Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Uninorte e Casarão de Ideias. Clique aqui e confira a programação completa.

*Com informações da assessoria

Deixe uma resposta