Governo do AM propõe reposição salarial de 4,73% a profissionais da educação

You are currently viewing Governo do AM propõe reposição salarial de 4,73% a profissionais da educação
Estado chega ao limite máximo do que pode oferecer à categoria em 2019 (Foto: Roberto Carlos/Secom)

 

O Governo do Amazonas apresentou, nesta sexta-feira (10), a contraproposta final aos profissionais da educação, com reposição salarial de 4,73% mais reajuste de auxílios alimentação e localidade, em percentuais de até 233%, e a ampliação do vale-transporte dos professores que cumprem 40 horas. A categoria paralisou as atividades na rede estadual de ensino há quase um mês.

Em nota enviada pelo Governo, os representantes das categorias afirmaram que a contraproposta será apresentada nas assembleias dos movimentos sindicais.

O comunicado do Governo pontua, ainda que esse é o “limite máximo do que pode oferecer à categoria em 2019, sob pena de comprometer o pagamento de todos os servidores e o bom funcionamento dos serviços públicos”.

Para o auxílio-localidade, o Estado garantiu o aumento de 100% para os servidores da educação das sedes do interior e 233% para os que atuam nas zonas rurais.

Governo do AM propõe reposição salarial de 4,73% a profissionais da educação 1
Estado chega ao limite máximo do que pode oferecer à categoria em 2019 (Foto: Roberto Carlos/Secom)

 

O Governo irá encaminhar, junto ao Projeto de Lei (PL) da data-base, uma proposta para transformar o auxílio em verba indenizatória. Também será atendida a reivindicação que se refere à extensão do vale-transporte da categoria. Os professores que atuam em 40 horas semanais receberão o auxílio pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF) junto à Seduc-AM. Para o vale-alimentação será dado um acréscimo de R$ 30, que mensalmente vai representar um investimento em torno de R$ 1 milhão para a administração pública.

O Governo manteve, ainda, a proposta de pagar a data-base salarial de 2019 e as perdas residuais referentes às datas-bases de 2015 a 2018, totalizando reposição salarial de 4,73%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, reafirmou o compromisso de conceder as progressões horizontais, que vão atingir 16 mil profissionais, e as progressões verticais por qualificação, que atingem 1,7 mil servidores.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta