Barítono retorna ao Festival Amazonas de Ópera como vilão em ‘Tosca’

You are currently viewing Barítono retorna ao Festival Amazonas de Ópera como vilão em ‘Tosca’

O barítono Rodrigo Esteves retorna ao palco do Teatro Amazonas após 16 anos, para fazer parte do elenco da ópera “Tosca”, que tem sua segunda récita na sexta-feira (17), a partir das 20h. A última chance de conferir o espetáculo acontece no domingo (19), às 19h, também no Teatro Amazonas, encerrando a apresentação da obra de Giacomo Puccini no 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO).

Quando se fala em uma ópera cheia de romance, tragédia e crimes, todo amante de bel canto lembra logo de “Tosca”. A história narra a trama da célebre cantora lírica Floria Tosca (a soprano Daniella Carvalho); do pintor Mario Caravadossi (o tenor Fernando Portari); e do chefe de polícia Baron Scarpia. A ação se passa em 1800, quando a Itália era ameaçada pela invasão do exército de Napoleão Bonaparte.

O barítono Rodrigo Esteves encara o papel do vilão Scarpia, que transforma a vida da cantora e do pintor em um verdadeiro inferno. Esta, no entanto, é a quinta vez que o carioca dá vida ao personagem nos palcos.

Em três atos, a ópera é focada nos três personagens principais. Caravadossi e Tosca estão apaixonados, porém o pintor é simpatizante de Napoleão e é perseguido por Scarpia. Este, por sua vez, é obcecado pela cantora de ópera, criando o cenário para uma tragédia. Além da história marcante, aclamada pelo público desde sua primeira apresentação, em 1900 em Roma, a música de “Tosca” é algo que encanta seus intérpretes, por conta da maturidade vocal exigida por esses papéis.

Elenco e produção

O elenco de “Tosca” conta, ainda, com Wilken Silveira (tenor), como Spoletta; Pepes do Valle (baixo), como sacristão; Fred Oliveira (barítono), como Cesare Angelotti; Moisés Rodrigues (barítono), como Sciarrone; Roberto Paulo (baixo), como o carcereiro; e Davi Lucas, como pastor. A direção cênica é do renomado diretor Jorge Takla, com cenários de Nicólas Boni, figurinos de Pablo Ramirez e desenho de luz por Fábio Retti.

22º FAO

Em 2019, o Festival Amazonas de Ópera celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro, com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense. A programação conta com “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.

Os ingressos para o FAO 2019 estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital, com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

A programação paralela conta com o Recital Bradesco, com canções compostas por Claudio Santoro; projeto “Ópera Mirim”; o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, voltado para apresentar dados e casos de sucesso sobre a Indústria da Ópera na América Latina; concerto do Dia das Mães e Mulheres da Ópera.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta