Sergio Moro diz que massacre nos presídios do AM serão investigados pela PF

No momento, você está visualizando Sergio Moro diz que massacre nos presídios do AM serão investigados pela PF

 

A facção criminosa Família do Norte (FDN) e a morte de 55 presos em unidades prisionais do Amazonas nesta semana serão alvos de um inquérito da Polícia Federal (PF). A informação foi divulgada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na quarta-feira (29).

Ao citar que as mortes entre domingo (26) e segunda-feira (27) ocorreram a partir de um conflito interno de uma organização criminosa, Sergio Moro afirmou que o Ministério reconheceu a necessidade de atuação da PF no caso.

Moro não mencionou o nome da “FDN”. No entanto, o Portal A Crítica revelou, após ter acesso a documentos do Departamento de Inteligência da Cúpula de Segurança Estadual, que um racha entre os traficantes João Branco e Zé Roberto, líderes da facção, motivou a chacina em quatro presídios de Manaus.

“Nós entendemos, diante desse último fato, que é extremamente grave, determinar a abertura de um inquérito na Polícia Federal para investigar a organização, já que ela não é uma organização exclusivamente local. Nós sabemos que ela tem ramificações em outros estados. E também é uma suspeita, uma possibilidade de que tenha havido ordens para a prática desses crimes serem provenientes de outros estados, prisões de lideranças mantidas em outros estados. Um fato de caráter interestadual”, comentou o ministro, mostrando conhecimento sobre a atuação da FDN.

“Por outro lado, existe também um reconhecimento que essa organização se serve do tráfico internacional de drogas, está dentro das atribuições da Polícia Federal e da Justiça Federal, e o próprio fato em si: assassinatos de pessoas que estavam respondendo por crimes. É evidente que é uma grave violação de direitos humanos, esse tipo de ato não pode ser tolerado”, concluiu Moro.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta