Sergio Moro diz que massacre nos presídios do AM serão investigados pela PF

You are currently viewing Sergio Moro diz que massacre nos presídios do AM serão investigados pela PF

 

A facção criminosa Família do Norte (FDN) e a morte de 55 presos em unidades prisionais do Amazonas nesta semana serão alvos de um inquérito da Polícia Federal (PF). A informação foi divulgada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na quarta-feira (29).

Ao citar que as mortes entre domingo (26) e segunda-feira (27) ocorreram a partir de um conflito interno de uma organização criminosa, Sergio Moro afirmou que o Ministério reconheceu a necessidade de atuação da PF no caso.

Moro não mencionou o nome da “FDN”. No entanto, o Portal A Crítica revelou, após ter acesso a documentos do Departamento de Inteligência da Cúpula de Segurança Estadual, que um racha entre os traficantes João Branco e Zé Roberto, líderes da facção, motivou a chacina em quatro presídios de Manaus.

“Nós entendemos, diante desse último fato, que é extremamente grave, determinar a abertura de um inquérito na Polícia Federal para investigar a organização, já que ela não é uma organização exclusivamente local. Nós sabemos que ela tem ramificações em outros estados. E também é uma suspeita, uma possibilidade de que tenha havido ordens para a prática desses crimes serem provenientes de outros estados, prisões de lideranças mantidas em outros estados. Um fato de caráter interestadual”, comentou o ministro, mostrando conhecimento sobre a atuação da FDN.

“Por outro lado, existe também um reconhecimento que essa organização se serve do tráfico internacional de drogas, está dentro das atribuições da Polícia Federal e da Justiça Federal, e o próprio fato em si: assassinatos de pessoas que estavam respondendo por crimes. É evidente que é uma grave violação de direitos humanos, esse tipo de ato não pode ser tolerado”, concluiu Moro.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta