A universalização do acesso ao saneamento básico no Amazonas é o objetivo do 1º Seminário Sobre o Saneamento no Estado. Confirmado pelo presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, na tarde desta quinta-feira (11), o evento será realizado na capital, entre os dias 26 e 27 de agosto.
Segundo o superintendente da Funasa no Amazonas, Wenderson Monteiro, o evento vai discutir, junto aos gestores estaduais e municipais, a melhoria do saneamento básico nos municípios. A previsão da Funasa é aportar aproximadamente R$ 100 milhões em investimentos para o Estado, em 2019.
O governo e Associação Amazonense de Municípios (AAM) apoiam a iniciativa da fundação, que também contará com a experiência das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente do Amazonas (Semas), das Companhias de Saneamento do Amazonas (Cosama) e de Desenvolvimento (Ciama), além do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Wenderson afirmou que reverter os indicadores que colocam estado entre os piores índices em saneamento básico no Brasil é um dos grandes desafios. “Eu viajo muito pelo Amazonas, conheço comunidades e famílias que sofrem diariamente pela falta de acesso a um saneamento digno. O trabalho nunca para, e hoje, já podemos comemorar várias ações que mudaram a vida de muitos amazonenses, seja por meio de um copo de água limpa, seja por um banheiro que foi aguardado durante anos”, comemorou o superintendente.
Recentemente, o presidente da Funasa recebeu o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, na sede da fundação, em Brasília, para entre as ações trabalhar a ampliação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-z). Uma tecnologia desenvolvida pela Funasa e que transforma água imprópria para o consumo humano em potável. Hoje, a Salta-z está presente em 43 municípios dos 62 que formam o estado do Amazonas.
Os interessados em participar do seminário podem entrar em contato com a Superintendência Estadual da Funasa no Amazonas (Suest – AM), na Rua Oswaldo Cruz, s/nº, bairro Glória ou pelo telefone: (92) 3301-4116.
Com informações da assessoria da Funasa