BRASÍLIA – O turismo doméstico é tema de mais uma campanha para estimular a retomada do setor no País após o fim da pandemia do novo Coronavírus. Coordenada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), a hashtag “Viaje Pelo Brasil” tem o objetivo de estimular o turismo local e valorizar os destinos nacionais, bem como toda a cadeia produtiva do segmento.
A iniciativa conta com a parceria de todas as entidades do setor: ABav, ABear, Abeoc, Abeta, ABIH, Abla, Abracorp, Abrape, Abrasel, Adibra, AIRTKT, Aviesp, AVIRRP, BLTA, Braztoa, FBHA, Fenactur, FOHB, Foreventos, Resorts Brasil, Sindepat, Ubrafe, Unedestinos e do Movimento Supera Turismo Brasil.
Com um vídeo de cerca de um minuto, a campanha tenta despertar a vontade dos brasileiros em desbravar os atrativos locais, a pluralidade cultural do País, o sol e as praias, a gastronomia e todas as atrações que fazem do nosso País um dos celeiros turísticos.
No fim de maio, o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, destacou as potencialidades turísticas do Brasil e como essa vocação será importante na recuperação do País após a pandemia do novo Coronavírus.
Para o presidente do SINDEPAT, Murilo Paschoal, a ideia do vídeo é mostrar as diversas opções turísticas do país e que, mais do que nunca, estão de braços abertos para os brasileiros. “Nosso objetivo com a campanha é fazer com que, quando as pessoas se sintam seguras para viajar de novo, elas optem por viagens pelo seu país, pela sua região e que assim ajudem a impulsionar o turismo brasileiro e a economia nacional como um todo”, destacou.
Retomada
Iniciativas organizadas pelo Ministério do Turismo também miram a volta à normalidade. Neste sentido, o órgão desenvolve a campanha “Não cancele, remarque!”, que busca proporcionar a manutenção de pacotes e serviços contratados e garantir a preservação de empregos. A Pasta também lançou o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, primeira etapa de um programa que criará protocolos de segurança sanitária e de boas práticas para cada um dos segmentos do setor.
O selo integra o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur, que busca minimizar efeitos da Covid-19 e preparar o setor para um retorno gradual. O órgão já trabalha uma série de ações para o pós-pandemia, articuladas em conjunto com os setores público e privado. Além de preparar uma campanha de estímulo a viagens domésticas, o órgão pretende estruturar o turismo rodoviário, a partir da integração com outros modais de transporte, facilitando a realização de roteiros integrados por viajantes.
(*) Com informações da assessoria