Suspeitos aproveitam de auxílio emergencial para cometer golpes, policia faz alerta

You are currently viewing Suspeitos aproveitam de auxílio emergencial para cometer golpes, policia faz alerta
Diversos brasileiros relatam ter caído em golpe após solicitar o Auxílio Emergencial (Reprodução)

MANAUS – Golpistas interessados em desviar o auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia, entram no radar da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil do Amazonas.

O delegado responsável pela Delegacia do Consumidor, Eduardo Paixão, afirma que ainda não há estatísticas disponíveis sobre a quantidade de vítimas. “Existem três modalidades de fraude quando o assunto é o auxílio emergencial. A gente identifica pessoas que não merecem e não deveriam estar recebendo o benefício. Existe o caso em que a pessoa que não pediu o auxílio descobre que utilizaram o nome dela. E o terceiro é o saque em nome de terceiros”, disse.

O delegado explicou, ainda, que as pessoas que tiveram o CPF usado indevidamente por um estelionatário precisam registrar o Boletim de Ocorrência (BO) para relatar o caso. “Você pode registrar o caso no site da Polícia Civil e, em posse desse BO, deve formalizar a reclamação oficial na agência onde foi sacado indevidamente o benefício. Se você não sentir firmeza na resposta do banco, não deixe de comparecer à Defensoria Pública da União, que é quem demanda judicialmente pelo seu benefício”, disse.

Sobre o crime

De acordo com o artigo 171 do Código Penal, classifica-se como estelionato obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro ou qualquer outro meio fraudulento. A pena para este crime é de um a cinco anos de reclusão, mais o pagamento de multa.

Conforme consulta ao Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), referente aos meses de abril e maio, foram disponibilizados R$ 919 milhões para o Amazonas. Os valores apresentados se referem às parcelas disponibilizadas em conta, não necessariamente de recursos efetivamente sacados, conforme informação do próprio Portal.

Como denunciar?

As vítimas podem denunciar o crime pelo número 121, que é o número da Dataprev, empresa responsável por analisar candidatos ao recebimento do auxílio. Já o Boletim de Ocorrência pode ser feito pelo site. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Delegacia do Consumidor por meio dos telefones (92) 99962-2731 ou 3214-2264. A Decon fica na rua Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus.

Fonte: Revista Cenarium

Deixe uma resposta