TJAM derruba decisão que afastou vereador Jonas Castro da presidência em Presidente Figueiredo, no AM

You are currently viewing TJAM derruba decisão que afastou vereador Jonas Castro da presidência em Presidente Figueiredo, no AM
Vereador Jonas Castro, presidente da Câmara Municipal do município, reassumiu o cargo na manhã desta sexta-feira (Reprodução)

Bruno Pacheco – Da Redação

MANAUS – O desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), João de Deus Abdala Simões suspendeu, nesta quinta-feira, 25, a decisão que determinou o afastamento por 90 dias do presidente da Câmara de Presidente Figueiredo, Jonas Castro Ribeiro (Avante).

Na decisão o magistrado alegou o afastamento liminar do parlamentar de suas funções é “medida drástica e só justificável quando existem provas incontroversas de que a permanência no cargo venha a causar dano efetivo à instrução penal”. No documento, o desembargador defere o efeito suspensivo para manter a decisão suspensa até o julgamento do agravo de instrumento.

Jonas Castro foi destituído da Câmara por atos de improbidade administrativa e prática de nepotismo. No pedido de efeito suspensivo ao desembargador, o parlamentar, no entanto, sustenta preliminarmente a ilegitimidade ativa no município para propor a ação e que não foi intimado de qualquer decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) referente a condenação por prática de nepotismo.

Para João de Deus, a intenção de deferir o efeito suspensivo não é de proteger eventuais culpados. Porém, segundo ele, antes de julgar, ou até de afastar alguém do cargo, é necessário respeitar o “devido processo legal”, com as garantias constitucionais da presunção de não-culpabilidade, ampla defesa e contraditório.

 

Fonte: Revista Cenarium

Deixe uma resposta