Hospital Platão Araújo abre mais mais 23 leitos de UTI Covid-19

You are currently viewing Hospital Platão Araújo abre mais mais 23 leitos de UTI Covid-19
Foto: reprodução.

Mais 23 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entraram em funcionamento, nesta segunda-feira (08/02), no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo. A ampliação é resultado da ação conjunta do Governo do Amazonas em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para garantir que, em tempo célere, a estrutura fosse montada para melhoria do fluxo da rede de atendimento aos casos da Covid-19 no estado.

Para o gerente clínico do Platão Araújo, Paulo Henrique de Freitas, a nova estrutura é importante no processo de regulação do fluxo de atendimento aos pacientes em estágio avançado da doença. “A gente está aqui agora nessa missão, que graças a Deus está sendo concretizada, de abrir esses 23 leitos de UTI para recebermos esses pacientes que estão aguardando um atendimento de suporte avançado de vida, com monitorização e toda essa ajuda tão necessária nesse momento”, disse.

Segundo Paulo Henrique Freitas, nos próximos dias, outros oito leitos de suporte avançado para atender, por exemplo, casos de insuficiência respiratória, deverão entrar em funcionamento no HPS Platão Araújo. E passarão a integrar a estrutura da unidade hospitalar para atendimento aos casos graves da doença.

“Esses pacientes chegam na admissão e, por exemplo, evoluem para um quadro de insuficiência respiratória ou para descompensação hemodinâmica, e nós teremos esses leitos lá embaixo. Serão oito leitos a mais do que nós já temos, pois nós já temos uma ala Covid naquele local”, pontuou o profissional.

Corpo técnico – Segundo a enfermeira Emília Maeda, supervisora da ala de UTI, há uma equipe completa e multidisciplinar para atender os pacientes remanejados para a área de UTI, que foi instalada na unidade.

“Está sendo inaugurada hoje a UTI do Platão Araújo, UTI II, com 23 leitos e uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, fisioterapia e técnicos de enfermagem”, destacou Maeda.

Ampliação da rede – Nos próximos dias, outros oito leitos para atender demandas de urgência deverão entrar em funcionamento na unidade. Ao longo das últimas duas semanas o Governo ampliou a estrutura da rede de saúde do estado, com a abertura de 160 novos leitos exclusivos para casos da Covid-19, em unidades da capital.  A expectativa é de que até o fim de fevereiro haja a abertura de novos leitos para atendimento à população.

———-

Fonte: A Crítica.

Deixe uma resposta