Terremoto com epicentro no mar a leste do Japão é sentido em Tóquio e Fukushima

You are currently viewing Terremoto com epicentro no mar a leste do Japão é sentido em Tóquio e Fukushima
Foto: reprodução.

Um terremoto de magnitude 7,1 com epicentro no mar a leste do Japão foi registrado na noite (pela hora local) deste sábado (13), segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

O tremor, sentido com força na capital Tóquio, ocorreu a cerca de 90 km da cidade costeira de Namie, que se situa perto também de Fukushima, cenário de uma catástrofe em 2011, quando, depois de um terremoto seguido de tsunami, três dos seis reatores da usina nuclear da empresa Tepco derreteram.

Desta vez, nenhum alerta de tsunami foi acionado pelas autoridades.

Segundo a agência japonesa Kyodo, há relatos de pelo menos 50 pessoas feridas e vários casos de incêndio nas prefeituras de Miyagi e Fukushima, de acordo com autoridades locais.

Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram objetos caindo das prateleiras de lojas e residências.

O Japão está no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma das regiões com maior atividade sísmica do planeta.

gif terremoto no japão quarto de hotel — Foto: Reprodução
Terremoto com epicentro no mar a leste do Japão é sentido em Tóquio e Fukushima 1
13 de fevereiro – Homem limpa garrafas quebradas em uma loja de bebidas após um forte terremoto em Fukushima, no Japão. — Foto: Kyodo/via Reuters

O terremoto fez a região de Tóquio tremer por cerca de 30 segundos, começando às 23h08, pela hora local (11h08 em Brasília). Ele foi sentido com força também em Fukushima e Sendai.

O gabinete do primeiro-ministro japonês imediatamente criou um escritório de gerenciamento de crise e a Tokyo Electric Power Company, ou Tepco, que opera as usinas nucleares, disse que estava verificando seus postos de monitoramento em Fukushima para garantir que não houvesse vazamentos de radiação.

Terremoto com epicentro no mar a leste do Japão é sentido em Tóquio e Fukushima 2
Terremoto no Japão — Foto: G1

Em Minami Soma, um dos vilarejos da região de Fukushima esvaziados após o desastre nuclear de 2011, a NHK, a emissora pública japonesa, relatou que o forte tremor horizontal durou também cerca de 30 segundos.

Terremoto com epicentro no mar a leste do Japão é sentido em Tóquio e Fukushima 3
Socorristas trabalham em hotel em Iwaki, na região de Fukushima, após terremoto neste sábado (13) — Foto: Reuters/Issei Kato

De acordo com Katsunobu Kato, chefe de gabinete do primeiro-ministro Yoshihide Suga, cerca de 950.000 famílias ficaram sem energia nas áreas afetadas pelo tremor. Ele disse que duas usinas termelétricas na província de Fukushima foram desligadas. Várias linhas de trem-bala foram suspensas. Dezenas de famílias foram levadas para abrigos em várias cidades da região de Fukushima.

Falando a repórteres pouco antes das 2 da manhã, o premiê Suga aconselhou os japoneses a não saírem de casa e ficarem atentos a tremores secundários.

Terremoto com epicentro no mar a leste do Japão é sentido em Tóquio e Fukushima 4
Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico — Foto: Ciência/G1

————–

Fonte: G1.

Deixe uma resposta