Shoppings de Manaus passam a funcionar de 12h às 20h

Shoppings de Manaus passam a funcionar de 12h às 20h
Shoppings passam a funcionar em novo horário, segundo decreto publicado pelo governo. — Foto: Rebeca Beatriz/G1 AM

O Governo do Amazonas publicou um novo decreto que altera o funcionamento de shoppings, galerias e similares para o horário de 12h às 20h, de segunda a sábado. A medida vale até 21 de março.

O documento foi publicado na sexta-feira (12), no Diário Oficial do Estado, e mantém a capacidade limitada de 50% do público, e 70% de seus estacionamentos. Antes, o governo havia liberado reabertura dos shoppings com horário de 10h às 18h.

Por meio de nota, o Governo informou que a mudança se deu a pedido dos lojistas, para melhor ajustar as escalas de trabalho dos funcionários.

O novo decreto altera, ainda, medidas relacionadas à realização de obras, retirando a obrigação de que o empregador ofereça transporte especial para operários, que trabalham em canteiros de construções multifamiliares.

As praças de alimentação podem funcionar no horário definido para restaurantes no Decreto 43.522, de 05 de março de 2021, que é das 6h às 20h.

Permanece vedado o funcionamento de cinemas, teatros, parques de diversão, circos, brinquedotecas e similares.

Até esta terça (16), o Amazonas registra mais de 333,6 mil infectados e o número de mortes supera os 11,6 mil. O aumento no número de casos causou uma nova onda da doença, com novo colapso na saúde e falta de oxigênio nos hospitais no mês de janeiro, levando o Estado a adotar medidas mais rígidas de isolamento social e restrição do comércio.

Inicialmente, foi anunciado toque de recolher, proibindo a circulação de pessoas em Manaus entre 19h e 6h. Todas as atividades, exceto serviços essenciais para a vida, também foram proibidos de abrir. No entanto, o Governo flexibilizou as medidas, e, mais recentemente, ampliou horário de abertura de lojas, shoppings e restaurantes.

Restrição permanece

O período restrito de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, em todos os municípios, permanece conforme o decreto de 8 de março, 21h às 6h.

As lojas em geral poderão abrir de 9h às 17h, de segunda a sábado. No domingo, fica proibido o funcionamento. Lojas de som, acessórios e similares podem funcionar de 9h às 17h, de segunda a sexta, com 50% da capacidade.

Supermercados e padarias podem funcionar entre 6h e 20h.

Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos registrados como restaurantes podem funcionar de 6h às 20h, de segunda a sábado, com capacidade máxima de 50%. Nesses locais, delivery liberado por 24h. Drive-thru liberado de 6h às 20h; Música ao vivo está permitida com no máximo três integrantes na banda. Salão de dança não está permitido.


Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta