A prefeitura de Manaus inicia, nesta segunda-feira (26), a vacinação de pessoas contra a Covid-19 com idades entre 18 e 34 anos e com doenças preexistentes (veja lista de enfermidades abaixo). Nos postos, a pessoa deve apresentar laudo médico ou outro documento específico que comprove o seu estado de saúde.
Para receber a vacina, a pessoa deve se dirigir ao ponto de vacinação, no dia e hora indicados pelo sistema Imuniza Manaus na opção “Consultar 1ª dose”. No local indicado, deve apresentar, obrigatoriamente, laudo médico (original e cópia), documento de identificação original, com foto, e CPF. Diabéticos que não tenham laudo médico, devem apresentar receita em papel timbrado oficial (do SUS ou de estabelecimento particular de saúde). Caso a pessoa não tenha conseguido fazer o cadastro, ela pode se dirigir a um posto de vacinação com os documentos indicados e realizar o preenchimento no local.
Além dessa faixa etária, idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde, agentes de segurança e pessoas a partir de 18 anos especificamente com diabetes, obesidade grave e cardiopatias também podem receber o imunizante.
Repescagem
Na terça-feira (27), pessoas de 56 a 59 anos com comorbidades que ainda não se imunizaram terão a oportunidade de se vacinar. A segunda dose da vacina para idosos, trabalhadores de saúde e pessoas com diabetes, obesidade e cardiopatias também será realizada nesta mesma data.
A repescagem para os portadores de comorbidades prossegue na quarta-feira (28), contemplando as pessoas de 41 a 55 anos.
O total de pessoas do grupo prioritário das comorbidades que ainda não compareceram aos postos de vacinação é de 17.671.
No período de quinta-feira (29) a sábado (1º), a campanha prossegue com a oferta da segunda dose da vacinação, para idosos e trabalhadores da saúde e pessoas com doenças preexistentes.
Trabalhadores de saúde
Manaus também vai aplicar a 1ª dose em trabalhadores da saúde que por algum motivo ainda não tinham se vacinado. Para receber a vacina, eles devem fazer o registro no link http://bit.ly/cadastrovacinasaude e consultar o Imuniza Manaus, para verificar a data e a hora do seu agendamento. Também devem apresentar, no posto de vacinação, contracheque ou carteira de trabalho que comprove o vínculo com um estabelecimento de saúde.
Serão vacinados nesta etapa os portadores das seguintes doenças:
- Anemia falciforme
- Doença cerebrovascular
- Hipertensão arterial em estágio 1 e 2 com lesões de órgão-alvo ou doenças associadas;
- Hipertensão arterial em estágio 3
- Hipertensão Arterial e Resistente (HAR)
- Pneumopatias graves crônicas
- Cirrose hepática
- Doença renal crônica
- Imunossupressão (transplantados, pessoas vivendo com HIV, pessoas que usam imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, doenças reumáticas sistêmicas em atividade e pacientes oncológicos com tratamento realizado nos últimos seis meses, entre outras condições)
- Síndrome de Down
- Diabetes
- Obesidade mórbida
- Cardiopatias: Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados.
Postos de vacinação em Manaus
Os pontos de vacinação funcionam das 9h às 16h, em sistema de drive-thru e ponto fixo, para agilizar a aplicação das doses do imunizante em Manaus.
- Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, 119 – Cidade Nova - Terminal de Integração 6 – (T6)
Avenida Comendador José Cruz – Lago Azul - Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Avenida Silves, 2.222 – Crespo - Universidade Paulista (Unip)
Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490 – Parque 10 de Novembro - Balneário do Sesc/AM
Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto - Clube do Trabalhador do Sesi
Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I - Centro de Convenções de Manaus (sambódromo)
Rua Ipanema, 550 – Alvorada
Fonte: G1 Amazonas