Governo anuncia testagem de passageiros no Aeroporto de Manaus para detectar possíveis casos de variante indiana

You are currently viewing Governo anuncia testagem de passageiros no Aeroporto de Manaus para detectar possíveis casos de variante indiana
Equipes vão testar passageiros no Aeroporto de Manaus para detectar casos de variante indiana. — Foto: Divulgação
Governo anuncia testagem de passageiros no Aeroporto de Manaus para detectar possíveis casos de variante indiana 1
Equipes vão testar passageiros no Aeroporto de Manaus para detectar casos de variante indiana. — Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas anunciou que passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, serão submetidos a testes de Covid para tentar impedir a chegada da variante indiana. O trabalho deve ser feito junto da Prefeitura de Manaus.

Também foi anunciada a vacinação dos aeroportuários contra a Covid, a partir desta sexta-feira (28), conforme definição de grupos prioritários orientados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com dados informados pela Infraero, cerca de 1.600 passageiros desembarcam por dia no aeroporto. A meta inicial é de testar pelo menos 10% desse público, diariamente, segundo o governo.

O governo informou que o trabalho inicia “nos próximos dias”, mas não definiu data específica. A atividade prevê testagem de passageiros a partir de coletas de amostras do tipo RT-PCR, que detectam o novo coronavírus.

As ações de conscientização dos passageiros devem iniciar ainda a bordo das aeronaves, sendo intensificada por meio do sistema de som do aeroporto.

Quando desembarcarem, as pessoas serão conduzidas para o saguão principal, registradas ainda na parte interna, e a coleta será feita no portão 2C, já na área externa, no térreo do aeroporto. Os resultados dos testes devem ser conhecidos em até 48 horas após a realização. Os casos suspeitos e positivos deverão ser isolados em hotéis, para quarentena e/ou tratamento.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Uma equipe composta por 11 técnicos de enfermagem, quatro farmacêuticos e quatro enfermeiros; disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), será dividida em turnos de 12 horas, para monitoramento e triagem de passageiros que chegam a Manaus.

A estratégia foi alinhada na tarde desta quinta-feira (27), em reunião com a presença da diretora-técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Tatyana Amorim; e da titular da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Shádia Fraxe; em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesta sexta-feira (28) será realizado um treinamento com os técnicos de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos que vão atuar no aeroporto. Profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) ficarão responsáveis pela capacitação relacionada à coleta das amostras; enquanto técnicos da Semsa treinarão as equipes para a abordagem e notificação de casos positivos.

Na próxima segunda-feira (31), um novo encontro está programado, desta vez para alinhar barreiras sanitárias nos acessos fluviais da capital amazonense.


Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta