Licitação para reforma da estrada AM-010 é finalizada e contrato deve ser assinado em breve, diz governo

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MANAUS – A análise do processo de licitatório para reforma e modernização AM-010, rodovia que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no interior do Amazonas, foi finalizada pelo Governo do Amazonas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 21, pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) deve dar início aos procedimentos legais necessários para a elaboração do contrato, que em breve deverá ser assinado.

Com um investimento de R$ 336.051.861,42, sendo R$ 220 milhões provenientes de emenda parlamentar, e o restante de recursos próprios, a modernização da estrada deve gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. A reforma é considerada pelo secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, como histórica. Em entrevista à REVISTA CENARIUM em abril deste ano, ele falou da importância da rodovia para o Amazonas.

Segundo o secretário, a AM-010 é via considerada velha, uma vez que está sem manutenção há aproximadamente 50 anos. Carlos Henrique Lima revela que nos anos de 1960, a carga que trafegava pela via era quase dez vezes menor que atualmente, fazendo com que a pista já não suporte mais tanto peso que passa por cima dela todos os dias.

“O que passava 7,5 toneladas, hoje são 75 toneladas de carga. É muito peso e a rodovia não suporta mais. Enxergamos isso e fizemos o projeto [de licitação]. Vai ser uma reconstrução total dessa rodovia. Vamos entrar no pavimento geral, não vai mais ser o recapeamento. Vamos fazer verdadeiramente uma obra de engenharia. Será uma nova rodovia que todos vamos ter muito orgulho de passar por ela”, salientou o titular da Seinfra.

A obra

A estrada tem em torno de 270 quilômetros, mas apenas os trechos entre o quilômetro 13, que inicia na barreira que sai de Manaus ao quilômetro 263 farão parte da obra. Segundo a Secom, a rodovia será alargada, passando a ter 11 metros de largura, com mais de 1,5 metros de cada lado nos acostamentos. Já a pista de rolamento deverá ter sete metros de largura, sendo 3,5 metros de cada lado.

De acordo com o Estado, a pista terá tratamento superficial duplo com brita, que consiste em uma mistura de material betuminoso em duas camadas, com a aplicação de mais cinco centímetros de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), o que deve proporcionar espessura total de aproximadamente dez centímetros, sinalização horizontal e vertical, incluindo a pintura de faixas reflexivas em 250,40 quilômetros da via.

“Vai ser o maior canteiro de obras do Estado do Amazonas e, acredito, o maior canteiro de obras da região Norte, são R$ 366 milhões de um projeto investido para ser executado em dois anos. Vai ser muito esforço de engenharia para que a gente possa transformar isso, sair do papel e chegar a ser uma realidade”, finalizou o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima.


Fonte: Agência Cenarium

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