China lança primeiro satélite de internet 6G

China lança primeiro satélite de internet 6G
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A China enviou ao espaço um satélite de testes da internet 6G. O experimento tem por objetivo avaliar o desempenho do espectro terahertz, de alta frequência. A expectativa é que a conexão de sexta geração seja apresentada ao público em 2030 e possibilite transmissões sem perdas no espaço, de modo a proporcionar comunicações de longa distância com o bônus de altíssimas velocidades.

Em fevereiro, o Ministério da Ciência e Tecnologia chinês afirmou que a tecnologia tem a perspectiva de atingir até 1 TB (terabyte) por segundo, o que seria 8 mil vezes mais rápido que o 5G.

O satélite também testará ferramentas inteligentes para a cidade. O objetivo é otimizar a proteção ambiental e a prevenção de desastres. O experimento também estuda se o 6G pode proporcionar ferramentas de monitoramento que são capazes de evitar incêndios florestais, por exemplo.

O 6G ainda não foi implementado em nenhum país, mas a internet de quinta geração já chegou em algumas regiões. O 5G é a tendência para apostas inovadoras em dispositivos inteligentes para além do celular. O uso da conexão é previsto tanto dentro de casa, como em objetos usuais como lâmpadas, máquina de lavar roupa, câmera de segurança e até em carros autônomos, por exemplo.

Mesmo que nem todos vivenciem a era do 5G ainda, o 6G promete trazer ainda mais novidades do que a geração anterior. Empresas como Xiaomi, Samsung e Huawei já comandam operações para entrar na corrida da implementação da nova tecnologia. Operadoras japonesas também já fizeram investimentos nesta área. No Brasil, a implementação do 5G ainda não foi realizada.

Fonte: Portal Mais Empresárias

Deixe uma resposta