Manaus abre vacinação contra Covid para jovens a partir de 18 anos na quarta-feira (21)

You are currently viewing Manaus abre vacinação contra Covid para jovens a partir de 18 anos na quarta-feira (21)
Somente a segunda dose da vacina contra a Covid-19 é aplicada em Manaus nesta segunda. — Foto: Divulgação
Manaus abre vacinação contra Covid para jovens a partir de 18 anos na quarta-feira (21) 1
Somente a segunda dose da vacina contra a Covid-19 é aplicada em Manaus nesta segunda. — Foto: Divulgação

A vacinação contra Covid em Manaus será aberta para jovens a partir de 18 anos a partir de quarta-feira (21). O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida, na tarde desta segunda (19).

A aplicação da primeira dose da vacina também deve ser retomada na quarta-feira. Nesta segunda, por falta de vacinas, a prefeitura aplicou apenas a segunda dose (veja endereços abaixo). Essa foi a segunda vez no mês que a primeira dose foi suspensa por falta do imunizante.

Até esta segunda, mais de 13,4 mil pessoas morreram com Covid em todo o Amazonas. Só em Manaus, o número de mortes passa de 9,2 mil.

Para se vacinar, a população deve buscar os postos de vacinação com os seguintes documentos: RG (original), CPF (original) e comprovante de residência (original e cópia). A prefeitura orienta que o agendamento seja feito pelo site imuniza.manaus.am.gov.br.

Segundo a prefeitura, a retomada será possível pelo recebimento de 25 mil novas doses de AstraZeneca, programado para esta terça-feira (20). Até sábado (17), estavam sendo vacinadas as pessoas da faixa etária de 19 anos em diante.

Doze pontos de vacinação estarão abertos a partir de quarta-feira, das 9h às 16h, para receber quem tem 18 anos ou mais e também para os que vão receber as segundas doses de AstraZeneca e CoronaVac.

Serão cinco pontos estratégicos: Centro de Convenções “sambódromo” (zona Oeste); Sesi Clube do Trabalhador do Amazonas (zona Leste); Studio 5 (zona Sul); Centro de Convivência Padre Vignola e shopping Phelippe Daou (zona Norte) –, além de sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nos diferentes Distritos de Saúde (Disas).

Seis meses de imunização

O Amazonas completou seis meses desde o início da vacinação contra a Covid-19, com 14,7% da sua população completamente imunizada com as duas doses da vacina ou com a dose única.

O estado aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na técnica de enfermagem indígena Vanda Ortega, no dia 18 de janeiro, logo após a chegada do primeiro lote de vacinas recebidas pelo Amazonas.

Até domingo, mais de dois milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas. O percentual da aplicação de doses no estado foi calculado em relação com a população total do estado que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 4.207.714.

Veja os endereços dos postos para aplicação da segunda dose

ZONA SUL

  • UBS Nilton Lins (Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Flores)
  • Policlínica Dr. Antônio Reis (Rua São Lázaro, s/n°, São Lázaro)

ZONA NORTE

  • UBS Balbina Mestrinho (Rua Major. Silvério J. Nery, 170, Cidade Nova)
  • UBS Sálvio Belota (Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina)

ZONA OESTE

  • UBS Leonor de Freitas (Avenida Brasil, s/n°, Compensa 2)
  • UBS Deodato de Miranda Leão (Avenida Presidente Dutra, s/n°, Glória)

ZONA LESTE

  • UBS Gebes Medeiros (Avenida Pirarucu, 100, Jorge Teixeira)
  • UBS Alfredo Campos (Avenida Cosme Ferreira, s/n°, Zumbi dos Palmares)

Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta