Governo do Amazonas retoma as aulas 100% presenciais na próxima segunda-feira 23/08

You are currently viewing Governo do Amazonas retoma as aulas 100% presenciais na próxima segunda-feira 23/08
Governo do Amazonas retoma as aulas 100% presenciais na próxima segunda-feira 23/08 1
Imagem divulgação

O Governo do Estado retoma as atividades 100% presenciais para 230 mil estudantes de Manaus, nesta segunda-feira (23/08). Para a retomada, a Secretaria de Estado de Educação continuará exigindo o uso obrigatório de máscaras no ambiente escolar para estudantes e trabalhadores da educação e, agora, as aulas passam a ser de segunda à sexta-feira.

A retomada total ocorre 18 meses após a primeira suspensão por conta da pandemia, com todos os 16.160 profissionais da capital vacinados com a 2ª dose da vacina contra Covid-19. A expectativa é de que, com a liberação da imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, 82% da rede estadual esteja imunizada com a primeira dose da vacina.

Com o retorno 100% presencial, as aulas nas 236 escolas de Manaus passam a ser de segunda à sexta-feira, os alunos deixarão de ser divididos em grupos A e B. Todas as séries e modalidades de ensino retornam à normalidade, com frequência nos 5 dias da semana.

Entre as mudanças, o acompanhamento das atividades remotas do “Aula em Casa” será utilizado como estratégia de reforço escolar, juntamente com o projeto “Contraturno Digital”. Com a retomada, os conteúdos serão vistos em sala de aula, no horário das aulas e as estratégias remotas serão facultativas.

Governo do Amazonas retoma as aulas 100% presenciais na próxima segunda-feira 23/08 2
Imagem divulgação

Protocolos

Mesmo vacinados, trabalhadores e estudantes devem continuar utilizando máscaras durante todo o período dentro das escolas.

Desde o ano passado, as escolas da rede estadual estão adaptadas para que sejam cumpridos os protocolos de segurança em saúde, definidos pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Para as escolas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto montou um protocolo específico que pode ser consultado com detalhes na página da pasta: www.educacao.am.gov.br

As unidades dispõem de pias e totens/dispositivos de álcool gel e sabão, para que os estudantes e demais membros da equipe escolar possam higienizar corretamente as mãos. Além disso, escolas estão equipadas com tapetes sanitizantes e sinalizações com os principais protocolos e medidas de segurança e enfrentamento à Covid-19.

Em situações de casos confirmados de Covid-19, as escolas continuarão adotando o protocolo de afastamento da pessoa contaminada e posterior higienização do ambiente escolar.

Além disso, os gestores estão sendo orientados sobre a importância da notificação para o monitoramento da FVS-RCP, por meio do Programa de Vigilância Ativa nas Escolas.

Vacinação

Para garantir segurança a toda comunidade escolar, os professores tiveram a data da segunda dose do imunizante antecipada desde o dia 13 de agosto. Ao todo, em Manaus, mais de 16 mil profissionais da educação da rede estadual já tomaram a 2ª dose da vacina.

Em relação aos estudantes, a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos iniciou no último dia 13 de agosto.

Fonte: Ascom Seduc

Deixe uma resposta