Prefeitura vacinou mais de 100 mil adolescentes em cinco dias de atendimento

You are currently viewing Prefeitura vacinou mais de 100 mil adolescentes em cinco dias de atendimento
Prefeitura vacinou mais de 100 mil adolescentes em cinco dias de atendimento 1
Imagem divulgação

Mais de 100 mil adolescentes de 12 a 17 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Manaus. Em cinco dias de atendimento, desde o anúncio, no dia 9/8, pelo prefeito David Almeida, de ampliação da vacinação para esse público, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registra uma média de 20 mil doses aplicadas em jovens de 12 a 17 anos, por dia. Nesse período, para todas as faixas etárias, foram aplicadas 146.188 doses de imunizantes. Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, já foram aplicadas quase 1,8 milhão de doses na capital.

“É motivo de muito orgulho para nós, da prefeitura, vermos o comparecimento dos nossos jovens para receber a vacina contra a Covid-19, numa demonstração de compromisso com a saúde coletiva. Eles entenderam que, estando imunizados, não serão só eles os protegidos, mas as famílias deles e toda a sociedade poderá ficar livre dos efeitos do coronavírus. É a nossa juventude dando um excelente exemplo de cidadania e responsabilidade”, comenta o prefeito.

Até esta sexta-feira, a Semsa estará atendendo para a vacinação, em seis pontos estratégicos: Arena da Amazônia; Centro de Convenções de Manaus, “sambódromo”; Clube do Trabalhador do Sesi-AM; Studio 5 Centro de Convenções; shopping Phelippe Daou; e Centro de Convivência da Família Padre Vignola. Nesses locais estão sendo oferecidas a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos e para o público em geral, a partir de 18 anos, e também a segunda dose dos três imunizantes utilizados até o momento (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac).

Além desses, 34 unidades de saúde da Semsa oferecem exclusivamente a segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford. O horário de atendimento em todos os pontos é das 9h às 16h.

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, orienta os pais e responsáveis que os jovens sejam acompanhados apenas por uma pessoa maior de 18 anos, para que não haja aglomeração nos pontos de vacinação.

“Entendemos que esse é um momento muito importante na vida dos adolescentes, e que muitas famílias fazem questão de acompanhar. Mas precisamos pensar coletivamente, por isso destacamos a necessidade de que apenas o jovem e um responsável compareçam aos locais de vacinação”, explica.

Ela também orienta aquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose façam o cadastro na plataforma Imuniza Manaus, no link https://imuniza.manaus.am.gov.br para facilitar o atendimento nos pontos, no momento de ser vacinado.

Segunda dose

A secretária da Semsa faz questão de destacar a necessidade do retorno para a segunda dose, nos prazos de cada um dos três imunizantes que estão sendo utilizados na campanha: 28 dias para a CoronaVac/Butantan e 84 dias para as vacinas AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech. Nesta quinta-feira, 19, o número de pessoas que já ultrapassaram esses intervalos está em 37.382, sendo 15.800 da CoronaVac; 19.330 da AstraZeneca e 2.252 da Pfizer.

“É fundamental as pessoas se conscientizarem que apenas com as duas doses indicadas pelos laboratórios será possível fechar o ciclo vacinal, que vai garantir a eficácia das vacinas. E que apenas com esse ciclo completo, a população poderá ficar mais segura. Portanto, nós apelamos a quem ainda não voltou para tomar a segunda dose, que procure nossos pontos de vacinação, não importa quanto tempo tenha passado”, alerta Shádia.

Documentos

Os adolescentes de 12 a 17 anos devem, obrigatoriamente, comparecer acompanhados de um responsável, maior de 18 anos. Caso não sejam os pais, o acompanhante deverá assinar uma declaração no verso do comprovante de residência. Para esse público é exigida a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e um comprovante de residência (com cópia).

Para os que têm acima de 18 anos, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto, original, CPF e um comprovante de residência, com cópia que ficará retida para controle. No caso da segunda dose, basta a apresentação do documento de identidade, CPF e o cartão de vacina com o registro da primeira dose.

Os endereços dos pontos de vacinação estão disponíveis no site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br) e nos perfis da secretaria no Instagram (@semsamanaus) e Semsa Manaus, no Facebook.

Fonte: Ascom Semsa Manaus

Deixe uma resposta