Brasileiro vindo da África do Sul, foco da ômicron, testa positivo para Covid

You are currently viewing Brasileiro vindo da África do Sul, foco da ômicron, testa positivo para Covid
Brasileiro vindo da África do Sul, foco da ômicron, testa positivo para Covid 1
Imagem divulgação internet

Redação – Um passageiro brasileiro vindo da África do Sul que desembarcou em Guarulhos, em São Paulo, no sábado, em um voo da Ethiopian Airlines, testou positivo para Covid-19. Ainda não há informações sobre se ele estaria com a nova variante ômicron, segundo a Anvisa.

A agência fiscaliza e exige que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo). O passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático. 

No entanto, após sua chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 do sábado sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

Diante do resultado, a Anvisa notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 1h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.

Após a identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso.

ONDE A VARIANTE JÁ FOI CONFIRMADA?

A variante do coronavírus que foi registrada pela primeira vez na África do Sul já foi detectada em ao menos seis países e territórios até o momento. Várias nações já restringiram voos em razão da nova cepa.

Batizada de ômicron (B.1.1.529), a variante já é considerada aquela com o maior número de mutações. Ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é a cepa. 

Até agora, foram confirmados 77 casos na Província de Gauteng, na África do Sul; quatro casos em Botswana; e um em Hong Kong, diretamente relacionado a uma viagem à África do Sul.

A Alemanha registrou dois casos na região da Baviera; também há um caso com “alta probabilidade” em Hesse. Na Bélgica, foi confirmado um caso, de um viajante que voltou do Egito em 11 de novembro. A Itália detectou um caso de um homem que chegou de Moçambique. A República Tcheca tem um caso confirmado em Liberec.

No Reino Unido, são dois casos confirmados, um deles em Chelmsford e o outro em Nottingham. Israel registrou um caso, de uma pessoa que viajou ao Malaui, e mais duas suspeitas.

Com informações agência O Globo

Deixe uma resposta