Procon Amazonas autua postos que registraram aumento no valor dos combustíveis

You are currently viewing Procon Amazonas autua postos que registraram aumento no valor dos combustíveis
Procon Amazonas autua postos que registraram aumento no valor dos combustíveis 1
Foto: João Pedro Sales/Procon-AM

Manaus/AM – O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) continuou nesta sexta-feira (11/03) com as fiscalizações em postos de combustíveis de Manaus. A ação, que teve início na quinta (10/03), já resultou na autuação de 13 postos que tiveram aumento do valor das gasolinas comum e aditivada, diesel S10 e S500, e etanol.

Os estabelecimentos terão prazo de cinco dias para entregar ao Procon-AM a documentação solicitada, que inclui as notas fiscais de compra e venda de combustível nos últimos três meses. As informações serão analisadas pelo órgão, que irá constatar se a alta pode ser considerada abusiva ou não, em relação ao reajuste anunciado pela Petrobras.

“O aumento no valor dos derivados do petróleo já era esperado, com o anúncio de reajuste pela Petrobras de 18,7% na gasolina e 24,5% no diesel. O Procon-AM está nas ruas, fiscalizando, com ações intensificadas desde as primeiras informações sobre o aumento nos postos de Manaus. O órgão não pode determinar a mudança dos valores de qualquer produto, não apenas do combustível. A atribuição do Procon-AM é verificar se há abusividade, e isso é constatado a partir da análise da documentação entregue pelos estabelecimentos. A partir daí, os órgãos de defesa do consumidor que investigam crimes dessa natureza terão um embasamento maior para prosseguirem com suas ações”, explica o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.

Procon Amazonas autua postos que registraram aumento no valor dos combustíveis 2
Foto: João Pedro Sales/Procon-AM

Denúncia

O consumidor que tiver informações sobre postos que aumentaram os valores dos combustíveis podem entrar em contato com o Procon-AM pelo site http://www.procon.am.gov.br/, pelo e-mail atendimentoprocon@procon.am.gov.br, pelos telefones 0800 092 1512 e 3215-4009, ou, ainda, pelas redes sociais do órgão (instagram @procon_amazonas e Facebook Procon Amazonas).

Com informações Procon/AM

Deixe uma resposta